MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB pode atuar como terceiro interveniente em ação penal? STJ decidirá
Prerrogativas

OAB pode atuar como terceiro interveniente em ação penal? STJ decidirá

Relatora, ministra Daniela Teixeira, votou favoravelmente ao pedido de ingresso da OAB/RO na ação, cujos réus são dois advogados.

Da Redação

terça-feira, 12 de março de 2024

Atualizado às 15:58

Pedido de vista de ministro Joel Ilan Paciornik suspendeu julgamento no qual se avalia se a OAB/RO poderá atuar como terceiro interveniente de ação penal com dois advogados réus.

No caso, o presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, ao realizar sustentação oral em sessão da 5ª turma do STJ, afirmou que os advogados empreenderam investigação defensiva e foram acusados de coação. Ele requereu a atuação da OAB, por entender que, no caso, a atividade profissional foi "criminalizada". 

O causídico ainda afirmou que ao não ser admitido no processo pelas instâncias ordinárias, o art. 49 da lei 8.906/94, em defesa do exercício da advocacia, não foi concretizado. Referido dispositivo confere legitimidade a presidentes dos Conselhos e Subseções da OAB para agir, judicial e extrajudicialmente, contra aqueles que infringirem disposições ou fins do EAOAB.

Assistente de defesa

Para a procuradora-geral da República, Elizeta Maria de Paiva Ramos, a atuação do presidente da Ordem de Roraima não deve ser admitida, pois inexistente a figura do assistente de defesa no processo penal.  Dessa forma, para a PGR, a intervenção da OAB só seria justificável se existentes indicativos claros de ofensas a prerrogativas profissionais. 

Reposicionamento

Segundo a relatora, ministra Daniela Teixeira, a OAB não tem legitimidade para ingressar como assistente no processo, por ausência de previsão no CPP, mas há necessidade de reposicionar a questão no caso concreto. 

Na verdade, aventou a relatora, o pedido da OAB/RO é para a participação na condição de terceiro interveniente, fundamentada nos arts. 44, II, 49, paragrafo único e 54 do EAOB, não como assistente de defesa.

Quem pode mais, pode menos

Segundo a ministra, a CF permite que a OAB ajuíze ações no STF sem necessidade de pertinência temática. Portanto, a Ordem, assim como partidos políticos, expressa a soberania nacional do povo. 

S. Exa. constatou que, se a Ordem é admitida até mesmo em processos no Supremo, sua atuação deve ser oportunizada também em processos de interesse da categoria em outras instâncias.

Ademais, pontuou que o legislador não estabeleceu critérios restritivos para a intervenção da OAB. 

Ao final, votou por conhecer do recurso e provê-lo para reformar o acórdão e determinar ao juízo da 1ª vara Criminal de Vilhena/RO que defira o pedido do presidente da OAB em atuar como interveniente. 

A análise foi suspensa após pedido de vista do ministro Joel Ilan Paciornik.

Confira o voto da relatora:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas