MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demanda predatória: Juiz oficia OAB após autor desconhecer advogado
Sem consentimento

Demanda predatória: Juiz oficia OAB após autor desconhecer advogado

Autor disse em audiência que não tinha conhecimento do processo e nem conhecia seu patrono.

Da Redação

domingo, 7 de janeiro de 2024

Atualizado às 16:22

Em ação contra a Amazonas Energia, o juiz de Direito Marco Aurelio Plazzi Palis, do 1º Juizado Especial de Manacapuru/AM, identificou a ocorrência de demanda predatória e oficiou a OAB para providências. Em audiência, o autor alegou que não tinha conhecimento do processo, e não conhecia seu patrono.

Após a empresa apontar possível demanda predatória, o juiz intimou o autor para esclarecimentos. Em audiência, ele disse que recebeu visita de uma mulher e foi perguntado se já teria entrado com processo contra a Amazonas Energia referente ao apagão de 2019.

Na oportunidade, ele disse que respondeu que que não e que teria aceitado a proposta para "entrar com a ação contra a Amazonas Energia", momento em que a moça pediu suas documentações para tirar fotos e em sequência passou uma procuração para o autor assinar.

Ele ainda afirmou ter assinado a procuração e ressaltou que não tinha conhecimento do processo, mas que pretendia continuar com a ação, mesmo sem conhecer seu patrono.

 (Imagem: Freepik)

Por identificar ação sem consentimento de autor, juiz oficia OAB.(Imagem: Freepik)

Para o juiz, houve irregularidade de representação processual do autor. Segundo o magistrado, o ajuizamento de ação sem o consentimento da parte autora configura advocacia predatória.

"A litigância predatória compromete a atividade do Poder Judiciário, pois o grande volume desse tipo de litigiosidade ocasiona sérios prejuízos ao erário com impacto no tempo de tramitação dos processos, afetando a celeridade e a própria eficiência do sistema de Justiça."

Diante disso, oficiou a OAB/AM para as devidas providências.

O escritório FM&V Advocacia atua no caso.

  • Processo: 0607341-39.2023.8.04.5400

Veja a sentença.

FM&V Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...