MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato doador de medula tem isenção em taxa de concurso, decide TRF-1
Inscrição

Candidato doador de medula tem isenção em taxa de concurso, decide TRF-1

Decisão se basou no objetivo de aumentar o número de possíveis doadores cadastrados.

Da Redação

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Atualizado às 11:27

A 6ª turma do TRF da 1ª região negou os recursos da União e do Cebraspe - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos contra a sentença determinando a um candidato, em concurso, cadastrado como doador de medula óssea que obtivesse isenção da taxa de inscrição no certame. A decisão do Colegiado manteve a sentença do Juízo da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.   

Consta dos autos que o concorrente teve seu pedido indeferido sob a alegação de que o edital só previa isenção aos candidatos que efetivamente doaram medula óssea. Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Mark Yshida Brandão, verificou que o incentivo à doação de medula óssea funciona como uma política social na área da saúde com o objetivo de incentivar as pessoas a se cadastrarem como possíveis doadores.   

 (Imagem: Freepik)

Tem direito à isenção da taxa de inscrição em concurso público candidato que apresentar carteira de doador no Redome.(Imagem: Freepik)

O magistrado explicou que a isenção em concursos públicos deve alcançar todo aquele que se disponibilizar a ser um possível doador no futuro e não somente quem efetivamente tenha doado, uma vez que o objetivo é aumentar o número de possíveis doadores cadastrados. O desembargador ressaltou, ainda, que a doação de medula é mais complexa que a doação de sangue, visto que a coleta de medula envolve procedimento em centro cirúrgico, além de internação.  

Sendo assim, o candidato ao apresentar sua carteira de doador, como inscrito no Redome - Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, tem direito à isenção da taxa de inscrição.   

Leia a decisão.

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas