MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prerrogativas pede ao STF lista de monitorados ilegalmente pela Abin
Espionagem ilegal

Prerrogativas pede ao STF lista de monitorados ilegalmente pela Abin

O grupo diz que "é direito de todos saber se suas informações pessoais foram acessadas ilegalmente pelo Estado".

Da Redação

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Atualizado às 08:02

O grupo Prerrogativas, composto por advogados e profissionais do campo jurídico, protocolou uma petição junto ao STF solicitando a divulgação, por parte da Corte, da lista de indivíduos que foram alvo de monitoramento ilegal por parte da Abin - Agência Brasileira de Inteligência.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a operação da PF destinada a investigar, entre outros, o deputado Federal Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Abin, revelou a identificação de pelo menos 30 mil usos irregulares de um software de monitoramento pela PF.

 (Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Prerrogativas pede ao STF lista de monitorados ilegalmente pela Abin.(Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Em trecho do documento, o grupo destaca: "Ante o exposto, considerando-se as informações oficiais divulgadas pela Polícia Federal na data de hoje, no sentido de que um grupo criminoso criou uma estrutura paralela na ABIN e utilizou ferramentas e serviços da agência para ações ilícitas, produzindo informações para uso político e midiático, para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal, acessando clandestinamente dados sigilosos de 30 mil pessoas, requer-se a esse Colendo Supremo Tribunal Federal que determine a publicidade da lista com o nome das pessoas monitoradas ilegalmente pela ABIN".

O Prerrô destaca que a divulgação pública da lista possibilitará a reparação dos direitos fundamentais à intimidade, à vida privada e à proteção de dados, conforme garantido pelo artigo 5°, inciso X, da Constituição Federal. Argumenta ainda que "é direito de todos saber se suas informações pessoais foram acessadas ilegalmente pelo Estado, violando os direitos fundamentais à intimidade, à vida privada e à proteção de dados".

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...