MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ação da OAB em 2020 impediu maiores prejuízos com Abin paralela
Defensora dos cidadãos

Ação da OAB em 2020 impediu maiores prejuízos com Abin paralela

Agindo em defesa dos direitos e da privacidade dos cidadãos brasileiros, a Ordem foi responsável por evitar um mal maior na atuação paralela da Abin.

Da Redação

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Atualizado em 29 de janeiro de 2024 08:58

A OAB merece devido destaque como pegureira na proteção da privacidade dos brasileiros.

Em 2020, a Ordem obteve decisão favorável do STF suspendendo a eficácia da MP 954/20, estranhamente editada pelo governo Bolsonaro. Com status de relevância e urgência, o Executiivo queria ter acesso aos dados dos cidadãos.

Agora, com a descoberta da existência de uma Abin paralela, que realizava atividades de espionagem, fica evidente como aquela ação da OAB foi de extrema importância.

 (Imagem: Reprodução/OAB)

OAB defende a privacidade dos brasileiros e já impediu acesso do governo a dados pessoais em 2020. (Imagem: Reprodução/OAB)

Relembre

A Ordem, em abril de 2020, apresentou a ADIn 6.387 no STF, buscando a suspensão imediata da MP 954/20, publicada pelo ex-presidente Bolsonaro. A Ordem visava impedir o acesso indiscriminado do governo aos dados telefônicos, reconhecendo a necessidade de preservar a privacidade e a integridade das informações pessoais.

Na ação, a OAB afirmava que a MP permitia a violação dos dados sigilosos, não apresentava mecanismos de segurança adequados e não justificava a indispensabilidade desses dados para a pesquisa estatística.

Posteriormente, em maio de 2020, o STF suspendeu o compartilhamento de dados, dando razão à OAB, e garantindo assim a proteção do sigilo dos dados telefônicos dos brasileiros, e preservando a privacidade e a intimidade. 

Anos depois...

Hoje, com a descoberta da Abin paralela atuando clandestinamente em atividades de espionagem, a relevância da ação da OAB torna-se ainda mais evidente. Se o governo tivesse acesso aos dados telefônicos, o poder dos espiões seria ampliado de maneira alarmante, colocando em risco a privacidade de milhões de brasileiros e abrindo espaço para abusos e violações dos direitos individuais.

A iniciativa de ingressar com a ação no Supremo, em 2020, foi um passo fundamental para garantir que os brasileiros possam crer na confidencialidade de suas comunicações e informações pessoais. 

ADIn 6.259

Outra ação que agora se vê como de grande importância foi a ADIn 6.259, proposta pelo partido Rede Sustentabilidade e pelo PSB, impedindo o compartilhamento de dados do Sisbin - Sistema Brasileiro de Inteligência à Abin - Agência Brasileira de Inteligência.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...