MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ: Pessoa com deficiência terá nota de corte menor em Exame da Magistratura
Ação afirmativa

CNJ: Pessoa com deficiência terá nota de corte menor em Exame da Magistratura

Proposta foi apresentada pelo presidente do Conselho, ministro Barroso, e aprovada nesta terça-feira, 20.

Da Redação

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Atualizado às 16:39

O CNJ aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira, 20, alteração em resolução relativa ao Exame Nacional da Magistratura, para inclusão de pessoas com deficiência na mesma normatização estabelecida para negros e indígenas.

Na prática, PcDs terão menor nota de corte para aprovação no exame, sendo necessário 50% de acerto.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

CNJ aprova redução de nota de corte a PcD em exame da magistratura.(Imagem: Reprodução/Youtube)

A proposta de resolução ficou com o seguinte teor:

O Exame Nacional da Magistratura tem caráter apenas eliminatório, não classificatório, sendo considerados aprovados todos os candidatos em ampla concorrência que obtiverem ao menos 70% de acerto na prova objetiva, ou, no caso de candidatos autodeclarados pessoas com deficiência, negros ou indígenas, ao menos 50% de acerto.

Outro dispositivo alterado pelo conselho é referente ao tempo de prova a PcDs. Agora, a norma prevê que candidatos com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que tange ao conteúdo, horário e local de aplicação das provas, podendo haver ampliação do tempo de duração das provas em até 60 minutos.

Ações afirmativas

O exame, que é uma espécie de filtro nacional para o ingresso de juízes na carreira, teve edital lançado no começo de fevereiro e não previa nota de corte diferenciada para pessoas com deficiência. Pela primeira vez, porém, em exames para a magistratura, o CNJ previu a redução da nota de corte para pessoas negras e indígenas como uma ação afirmativa. Em relação a pessoas com deficiência, as regras do CNJ nunca previram uma diferenciação, apenas tempo maior para realização das provas.

Barroso decidiu levar ao colegiado a extensão da nota de corte também para pessoas com deficiência diante do que considera uma legítima reivindicação para igual tratamento. Agora, a decisão será do plenário do CNJ.

Sobre o exame

As inscrições começaram no dia 7 de fevereiro e vão até 7 de março. Em menos de 48 horas, foram registradas 12 mil inscrições, e a expectativa é de que os interessados passem de 50 mil, podendo chegar a 100 mil inscritos.

O exame é coordenado pelo ministro Mauro Campbell Marques, também diretor da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. No início deste mês, Migalhas conversou com o ministro sobre o tema.

Assista:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...