MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP aumenta indenização por morte de cavalos por descarga elétrica
Indenização

TJ/SP aumenta indenização por morte de cavalos por descarga elétrica

Colegiado considerou a capacidade econômica da causadora do dano, a negligência de seus prepostos, a consequência do ato, o grau da ofensa proporcionada aos autores da ação.

Da Redação

quarta-feira, 6 de março de 2024

Atualizado às 16:00

A 4ª câmara de Direito Público do TJ/SP aumentou indenizações concedidas aos donos de cavalos que foram vítimas de descarga elétrica devido a um fio de alta tensão caído na pista.

Em síntese, três pessoas contam que durante uma cavalgada, sofreram um acidente ao passarem pela pista SP 123 - Tremembé, quando seus cavalos caíram mortos devido a um fio de alta tensão caído no chão. Assim, os autores pedem indenização por danos materiais e morais pelo ocorrido.

Na contestação, a EDP São Paulo, responsável pelo cabeamento do local, sustentou pela falta de responsabilidade no evento. Segundo ela, os fios foram derrubados em razão dos fortes ventos e temporais da região.

Inicialmente, o juízo de primeira instância condenou a distribuidora de energia ao ressarcimento dos danos materiais e à indenização de R$ 7 mil para cada autor. Insatisfeitos com a decisão, os autores recorreram.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP aumenta indenização a donos de cavalos mortos por descarga elétrica. (Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Paulo Barcellos Gatti, reconheceu a dimensão dos transtornos e sofrimentos suportados pelos autores em decorrência do incidente, considerando-os de natureza moral e de difícil quantificação.

Diante disso, levando em conta diversos aspectos, como a capacidade econômica da empresa causadora do dano, a negligência de seus representantes, as consequências do evento e o impacto causado aos demandantes, o magistrado reformulou a sentença, aumentando a indenização para R$ 27 mil para cada autor.

O entendimento foi acompanhado pelo colegiado.

O escritório S. Freitas Advogados patrocina a causa. 

Leia o acórdão.

S. Freitas Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas