MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ anula Júri após réu ser proibido de ir com roupas civis na sessão
Penal

STJ anula Júri após réu ser proibido de ir com roupas civis na sessão

Para colegiado, decisão da Corte local não apontou risco concreto, mas apenas de modo geral e hipotético.

Da Redação

sexta-feira, 22 de março de 2024

Atualizado às 13:17

A 5ª turma do STJ declarou a nulidade de sessão do Tribunal do Júri no qual réu foi proibido de vestir roupas civis. Colegiado considerou que a utilização de roupas sociais pelo réu durante seu julgamento é um direito e não traria qualquer insegurança ou perigo, tendo em vista a existência de ostensivo policiamento nos Fóruns.

Os ministros analisaram habeas corpus da defesa do réu contra decisão que indeferiu o pedido de apresentação do paciente em plenário de Júri sem o uso de vestes prisionais. Segundo a defesa, "não se pode relativizar o direito do réu a um julgamento justo e imparcial, sem a existência de uma causa preponderante".

 (Imagem: TJ/MG.)

STJ anula decisão que proibiu réu de ir ao Júri com roupas sociais.(Imagem: TJ/MG.)

Ao votar, a relatora, ministra Daniela Teixeira, explicou que o Tribunal do Júri é o juiz natural e soberano para julgar os crimes dolosos contra a vida, sendo instituição que desempenha o exercício direto da participação da sociedade no Poder Judiciário.

A ministra divergiu da decisão da Corte local por considerar que não apontou um risco concreto de fuga especificamente do paciente, mas apenas de modo geral e hipotético, devido à insuficiência de vigilância naquele Fórum.

"A utilização de roupas sociais pelo réu durante seu julgamento pelo Tribunal do Júri é um direito e não traria qualquer insegurança ou perigo, tendo em vista a existência de ostensivo policiamento nos Fóruns do Estado."

Daniela ainda citou a utilização das Regras de Mandela ao caso concreto, que dispõe: "em circunstâncias excecionais, sempre que um recluso obtenha licença para sair do estabelecimento, deve ser autorizado a vestir as suas próprias roupas ou roupas que não chamem a atenção".

Diante disso, concedeu a ordem de habeas corpus para declara a nulidade da sessão, submetendo o réu a novo julgamento, com roupas civis.

A decisão foi unânime.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas