MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Julgamento de Donald Trump envolvendo ex-atriz pornô começa hoje
Registros falsificados

Julgamento de Donald Trump envolvendo ex-atriz pornô começa hoje

Ex-presidente dos EUA é acusado de falsificar registros empresariais para esconder relacionamento com a atriz pornô Stormy Daniels; ele enfrenta 34 acusações.

Da Redação

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Atualizado às 10:26

Nesta segunda-feira, 15, começa o julgamento do primeiro dos quatro processos criminais enfrentados pelo ex-presidente Donald Trump nos tribunais dos Estados Unidos. O político se defenderá de 34 acusações de falsificação de registros empresariais relacionadas a um suposto suborno pago à atriz pornô Stormy Daniels para mantê-la em silêncio.

O julgamento, que vai começar com a seleção do júri, deve durar de seis a oito semanas. Trump fez várias tentativas sem sucesso de postergar o julgamento e transferi-lo de Manhattan, que é composto predominantemente por democratas.

As acusações sugerem que Trump buscou ocultar seu relacionamento com Daniels durante sua campanha presidencial de 2016, na qual ele derrotou a ex-Secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Segundo a promotoria, ele cometeu várias fraudes contábeis em sua empresa, a Organização Trump, para encobrir um pagamento de US$ 130 mil à atriz, com o objetivo de garantir seu silêncio.

 (Imagem: Niyi Fote/Thenews2/Folhapress | Gregg DeGuire/Getty Images)

Donald Trump começa a ser julgado nesta segunda-feira no caso envolvendo uma ex-atriz pornô.(Imagem: Niyi Fote/Thenews2/Folhapress | Gregg DeGuire/Getty Images)

O pagamento teria sido realizado por seu então advogado, Michael Cohen, considerado uma testemunha chave no caso. Mais tarde, durante seu mandato na Casa Branca, o republicano teria reembolsado Cohen com depósitos feitos pela empresa de Trump, dinheiro disfarçado de despesas legais da companhia, o que violaria, de acordo com os promotores, leis de Nova York.

Em defesa, os advogados do ex-presidente afirma que o pagamento foi feito, porém, argumentam que visava evitar constrangimento à família Trump, e não influenciar suas chances eleitorais, como afirmam os promotores de Manhattan.

Ontem, 14, Trump publicou em sua plataforma de mídia social, Truth Social, que está lutando não apenas por si mesmo, "mas, muito mais importante, estarei lutando por nosso país".

"Há apenas quatro anos, eu era um presidente dos EUA muito popular e bem-sucedido, obtendo mais votos do que qualquer presidente em exercício na história. Amanhã de manhã estarei no Tribunal Criminal, diante de um juiz totalmente em conflito, de um promotor corrupto, de um sistema legal CAÓTICO, um Estado sendo invadido por crimes violentos e corrupção, e os capangas do corrupto Joe Biden 'manipulando o sistema' contra seu oponente político, EU."

Outros processos

O processo que se inicia no tribunal estadual de Manhattan, originalmente agendado para 25 de março, representa o primeiro de quatro indiciamentos contra o ex-presidente Donald Trump feitos no último ano. Apesar de ainda não haver datas estabelecidas para as outras três ações, o adiamento do processo em Nova York pode complicar a programação dos demais julgamentos.

Documentos submetidos ao tribunal indicam que os promotores do gabinete da procuradoria do distrito de Manhattan estavam prontos para iniciar o julgamento na data marcada, mas não se opuseram a um adiamento que permitisse a Trump tempo adicional para revisar novos materiais incluídos no processo.

Além deste caso, Trump enfrenta mais três acusações criminais: duas relacionadas a tentativas de alterar o resultado da eleição presidencial de 2020, que ele perdeu para Joe Biden, e outra por reter documentos confidenciais do governo após deixar a Casa Branca em 2021. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas