MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira
Criminal

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

Político já impetrou mais de 40 HCs na Corte.

Da Redação

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Atualizado às 17:48

Nesta sexta-feira, 26, o STF formou maioria para negar agravo em HC impetrado pela defesa de Daniel Silveira pedindo sua progressão de regime. A defesa do político já impetrou ao menos 45 HCs no STF. 

O relator, ministro Cristiano Zanin, votou por negar a medida e foi acompanhado, até o momento, pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça.

Zanin concluiu que os fundamentos da decisão impugnada estavam alinhados com a jurisprudência consolidada do STF, especificamente referenciada pela súmula 606. Esta súmula estabelece que "não cabe Habeas Corpus originário para o tribunal pleno de decisão de turma, ou do plenário, proferida em Habeas Corpus ou no respectivo recurso".

Veja o voto do relator.

 (Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Maioria do STF negou recurso em HC impetrado por defesa de Daniel Silveira.(Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Caso Daniel Silveira

O político Daniel Silveira foi preso pela primeira vez em fevereiro de 2021 após publicar um vídeo em que atacava ministros do STF e fazia apologia ao AI-5, o mais repressivo decreto da ditadura militar brasileira.

A prisão de Silveira foi confirmada pelo STF, que o acusou de atentar contra a democracia e as instituições brasileiras, utilizando o vídeo como prova de sua conduta antidemocrática.

Em resposta a suas ações e suas declarações no vídeo, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão.

Após sua condenação, Daniel Silveira violou várias vezes as condições de sua prisão domiciliar, inclusive por não utilizar adequadamente a tornozeleira eletrônica imposta como parte de sua pena, por mais de 30 vezes. Em decorrência dessas violações, ele foi novamente detido.

Indulto

Logo após a condenação pelo STF, em abril de 2022, o então Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, emitiu um decreto concedendo graça (perdão) a Daniel Silveira. 

O decreto se fundamenta na ADIn 5.874, cujo redator do acórdão é o próprio ministro Alexandre de Moraes, no sentido de que o STF não pode controlar o mérito do decreto de indulto ou graça. A referida ação analisou o decreto do então presidente Temer, que havia concedido indulto. 

Em maio de 2023, no entanto, o STF anulou o decreto. Por maioria, o plenário concluiu que o ato presidencial foi editado sem observar o interesse público, e com o único objetivo de beneficiar aliado político.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.