MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF e CNJ suspendem prazos processuais para advogados do RS
Chuvas | RS

STF e CNJ suspendem prazos processuais para advogados do RS

Presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e corregedor-geral de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, atenderam pedido da OAB.

Da Redação

domingo, 5 de maio de 2024

Atualizado em 6 de maio de 2024 08:36

O presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, acataram pedido de suspensão de prazos feito pela OAB Nacional e pela seccional do Rio Grande do Sul, em razão do decreto de situação de calamidade no Estado.

Segundo a decisão, assinada pelos ministros Barroso e Salomão, "fica suspensa, no período de 2 a 10 de maio de 2024, a contagem dos prazos processuais dos feitos de que sejam parte o Estado do Rio Grande do Sul ou seus Municípios, bem como aqueles que sejam oriundos das varas e tribunais sediados no Estado ou cujas partes estejam representadas exclusivamente por advogados inscritos na Seccional da OAB-RS". 

Ficou decidido ainda que "serão objeto de apreciação pelos respectivos relatores outras situações não enquadradas na presente suspensão, mas comprovadamente afetadas pela calamidade pública, nos termos da legislação processual".

A prática é válida exclusivamente aos advogados inscritos na OAB-RS. Os prazos voltam a valer a partir de 11 de maio.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF;Rômulo Serpa/Agência CNJ)

Ministro Luís Roberto Barroso e ministro Luís Felipe Salomão suspenderam prazos processuais do RS.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF;Rômulo Serpa/Agência CNJ)

Calamidade

O CFOAB, juntamente com a OAB-RS, enviou requerimento ao STF e ao CNJ, solicitando expedição de certidão para garantir que advogados e advogadas inscritos na OAB/RS e residentes no Estado  gaúcho tenham seus pedidos de reabertura de prazos nos Tribunais Superiores, e em todos os demais tribunais do país, assegurados. 

"Muitos profissionais residentes nas áreas atingidas possuem demandas em andamento nos Tribunais Superiores e nos demais tribunais do país e que se encontram, momentaneamente, sem condições estruturais para o pleno exercício de suas atividades profissionais", destaca trecho do ofício.

O pedido foi assinado pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, bem como todos os demais dirigentes de seccionais.

Informações: OAB.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.