MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG manda hospital indenizar pai impedido de ver nascimento da filha
Parto

TJ/MG manda hospital indenizar pai impedido de ver nascimento da filha

Casal deve receber R$ 30 mil por danos morais.

Da Redação

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Atualizado às 13:56

A 9ª câmara Cível do TJ/MG reformou a sentença e condenou uma fundação mantenedora de hospital a indenizar um casal em R$ 15 mil para cada um, por danos morais, após impedir o pai de acompanhar o nascimento da filha.

Em maio de 2022, à 1h40, a mulher foi atendida na unidade de saúde. Às 2h26, a médica concluiu que o parto não era iminente e recomendou seu retorno para casa. A gestante, no entanto, recusou e permaneceu na sala de triagem.

Por volta das 3h, a paciente sentiu fortes dores. Levada para a sala de parto, deu à luz às 3h20. O marido, porém, só foi autorizado a entrar às 3h33.

 (Imagem: Freepik)

Hospital é condenado a pagar indenização a pai impedido de ver o nascimento da filha.(Imagem: Freepik)

O casal ajuizou ação requerendo indenização por danos morais, alegando que o pai foi impedido de apoiar a esposa e testemunhar o nascimento da filha. Argumentaram também a violação do direito da paciente à companhia durante o trabalho de parto.

A fundação mantenedora do hospital alegou que a equipe agiu corretamente, negando a recomendação de retorno para casa. Afirmou que o trabalho de parto se desenvolveu rapidamente e que todos os procedimentos adequados foram adotados.

Na primeira instância, os pedidos foram indeferidos. O casal recorreu.

O relator, desembargador Amorim Siqueira, alterou o entendimento inicial. Segundo ele, a lei do acompanhante assegura à mulher assistência durante o parto. Ele ressaltou que ocorreu dano moral ao impedir o pai de estar presente no momento, privando tanto ele quanto a parturiente de um momento significativo, já que ela permaneceu sozinha durante o procedimento.

O juiz convocado Fausto Bawden de Castro Silva e o desembargador Pedro Bernardes de Oliveira acompanharam o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...