MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF e Corte IDH debatem desafios e impactos da jurisprudência
Seminário

STF e Corte IDH debatem desafios e impactos da jurisprudência

STF sedia encontro da Corte IDH para discutir jurisprudência e impacto nos direitos humanos. Programação inclui debates sobre liberdade de expressão, independência judicial e democracia

Da Redação

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Atualizado às 18:30

Nesta segunda-feira, 20, acontece o 167º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na sede do STF. A visita da Corte ao Brasil acontecerá de 20 a 29 de maio de 2024, e serão realizadas diferentes atividades.

Hoje, a partir das 14h, está sendo realizado o seminário internacional que tem como tema "Desafios e impacto da Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos". O evento reunirá membros da CIDH e autoridades brasileiras, e discutirá liberdade de expressão, independência Judicial e democracia.

As atividades do seminário são abertas ao público e acontecerão na sala de sessões da 1ª turma do STF.

Acompanhe:

Programação do seminário

Às 14h, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, a presidenta da CIDH, juíza Nancy Hernández, e o vice-presidente da CIDH, juiz Rodrigo Mudrovitsch, farão a palestra de abertura.

Também estarão presentes o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e o advogado-Geral da União, Jorge Messias.

Às 15h, será realizado o primeiro painel: "Liberdade de expressão: novos desenvolvimentos, desafios e impacto", moderado pelo juiz Humberto Antonio Sierra Porto, da Corte Interamericana.

O painel terá participação do AGU, Jorge Messias, da ministra Morgana Richa, do TST, e do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ.

Às 16h45, o juiz Eduardo Ferrer Poisot, da CIDH, conduzirá o segundo painel, "Independência Judicial e Democracia: Novos desenvolvimentos, desafios e impacto".

Participam do debate os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Flávio Dino, do STF, e a ministra Daniela Teixeira, do STJ.

Lançamento

Às 18h30, no encerramento do seminário, haverá a apresentação do livro "Convenção Americana Sobre Direitos Humanos: Comentada", organizada pelo vice-presidente do STJ, ministro Luís Felipe Salomão, e pelo vice-presidente da Corte Interamericana, juiz Rodrigo Mudrovitsch.

O lançamento também será na sala de sessões da 1ª turma (3º andar, Anexo II-B, STF). 

 (Imagem: Divulgação)

Obra Convenção Americana de Direitos Humanos Comentada será lançada em 20/5.(Imagem: Divulgação)

Debates - Direitos humanos e emergência climática

Audiências públicas vão acontecer nos dias 22 e 24 de maio, no TSE e no TST, respectivamente, e tratam de casos de direitos humanos e emergência climática.

Serão realizadas audiências também em Manaus, entre 27 e 29 de maio.

Inscrições

O seminário será realizado a partir das 14h, na sala de sessões da 1ª turma do STF. O evento é aberto ao público e será transmitido pelas redes sociais da Corte Interamericana e do Supremo.

  • Acesse a programação do seminário aqui.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA