MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro "Cartas ao Neto", de Daniel Blume, será lançado dia 27
Versos Maquiavélicos

Livro "Cartas ao Neto", de Daniel Blume, será lançado dia 27

O livro, que terá lançamento no Conselho Federal da OAB, traz sátira poética e crítica social.

Da Redação

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Atualizado às 15:36

O Conselho Federal da OAB lançará, no dia 27, o livro "Cartas ao Neto: Versos Maquiavélicos", do escritor e advogado Daniel Blume. A obra, que combina humor e crítica social, é uma sátira poética inspirada em figuras históricas e literárias, desde Luciano de Samósata até autores brasileiros como Ariano Suassuna. O lançamento ocorrerá na sede do Conselho Federal, às 19 horas.

No livro, Blume utiliza ironia e sarcasmo para discutir temas como poder e hipocrisia, trazendo uma abordagem única e contemporânea aos gêneros satíricos e burlescos.

"Cartas ao Neto" é centralizado na figura de um avô político que oferece conselhos ao seu neto deputado. A obra explora a relação entre o ser e o parecer, destacando a frase de Maquiavel: "todos veem o que parece; poucos percebem o que é". O livro é composto por uma série de poemas que refletem sobre a moral e os costumes sociais, utilizando-se de uma linguagem incisiva e mordaz.

 (Imagem: Divulgação)

Daniel Blume lança o livro "Cartas ao Neto: Versos Maquiavélicos".(Imagem: Divulgação)

O autor

Daniel Blume é escritor e advogado com carreira distinta. Nascido em São Luís do Maranhão, ocupa a cadeira nº 15 da Academia Ludovicense de Letras e da Academia Maranhense de Letras.

Blume é autor de vários livros de poesia, incluindo "Inicial" (2009), "Penal" (2015), "Resposta ao Terno" (2018) e "Delações" (2020). Sua obra é conhecida por sua profundidade crítica e estilística, sendo traduzida para espanhol, francês e italiano.

Além de sua carreira literária, Blume possui uma sólida trajetória jurídica, sendo mestre e doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa e procurador do Estado do Maranhão.

 (Imagem: Divulgação)

Livro "Cartas ao Neto", de Daniel Blume, traz sátira poética e crítica social.(Imagem: Divulgação)

O livro

Em "Cartas ao Neto", Blume retoma a tradição da sátira social, evocando influências de Maquiavel, Voltaire e Gregório de Matos, entre outros. A obra é estruturada em poemas que trazem uma visão crítica e bem-humorada sobre a política e a sociedade, com trechos como: “Meu amado neto, jamais esqueça: nossas gravatas significam seriedade de propósitos. Use-as especialmente ao mentir”.

A sátira política presente na obra é combinada com uma técnica literária refinada, refletindo sobre a natureza humana e as relações de poder. Blume destaca-se ao abordar temas complexos com uma leveza que cativa e provoca o leitor, estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA