MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz extingue 263 ações contra a Hurb: "desperdício processual"
Execução de sentença

Juiz extingue 263 ações contra a Hurb: "desperdício processual"

Magistrado constatou que só no juízo há 400 processos em cumprimento de sentença e mais de 17 mil processos no Estado, sendo a quarta maior ré do sistema. Para o magistrado, nada mais há para providenciar.

Da Redação

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Atualizado às 15:24

O juiz de Direito José Guilherme Vasi Werner, do 2º JEC da Barra da Tijuca/RJ, extinguiu 263 processos contra a Hurb (antiga Hotel Urbano) devido à incapacidade de execução das sentenças. A decisão baseia-se na constatação de que a empresa não possui bens penhoráveis ou saldo em contas bancárias suficientes para satisfazer os créditos dos autores.

A Hurb, que foi ré em 17.440 processos no ano de 2023 no Rio de Janeiro, é a quarta maior ré no sistema, ficando atrás apenas de grandes concessionárias de serviços públicos. Consta nos autos que a empresa figura, apenas no 2º JEC, em mais de 400 processos em fase de cumprimento de sentença, e em todos eles foram constatados a existência de saldo zerado quando da realização da penhora eletrônica.

Segundo o juiz, diversas tentativas de execução foram realizadas, incluindo penhora eletrônica pelo sistema Sisbajud e busca de veículos pelo Renajud. No entanto, todas as tentativas foram infrutíferas, constatando-se saldo zerado nas contas da empresa e ausência de bens suficientes para garantir os débitos.

O juiz destacou que "todas as medidas possíveis de busca por bens para satisfação do crédito dos autores neste e nos demais processos referidos foram esgotadas".

 (Imagem: Reprodução/Hurb)

Juiz extingue ações contra a Hurb; empresa tem 17 mil processos no RJ.(Imagem: Reprodução/Hurb)

Diante da insolvência da Hurb e do esvaziamento patrimonial, foi determinada a desconsideração da personalidade jurídica da empresa para atingir os bens dos sócios. Contudo, mesmo com essa medida, não foi possível localizar ativos suficientes.

Ainda de acordo com o juiz, as tentativas de constrição negativa foram realizadas, incluindo penhoras portas adentro e utilização dos sistemas Infojud, Renajud, e o Sistema Nacional de Gestão de Bens.

Com a decisão, o juiz autorizou a expedição de certidões de crédito em favor dos autores dos processos, conforme os valores especificados. A extinção da execução foi fundamentada no artigo 53, § 4º, da lei 9.099/95, que rege os Juizados Especiais Cíveis.

O juiz destacou que "nada mais há a providenciar" em sede de JEC para obter a satisfação do crédito dos autores e que a repetição de todas as tentativas de constrição de bens seria "ineficaz e desperdício de esforço processual".

"Esgotamento de todas as medidas possíveis de busca por bens para satisfação do crédito dos autores neste e nos demais processos referidos. Ineficácia e desperdício de esforço processual na repetição de todas as tentativas de constrição de bens da devedora Hurb, de seus sócios e empresas coligadas em cada um dos processos em que há créditos a receber da Hurb, como este."

Assim, extinguiu as ações.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...