MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conheça os principais marcos jurídicos dos direitos das pessoas LGBTQIA+
28 de junho

Conheça os principais marcos jurídicos dos direitos das pessoas LGBTQIA+

Nesta sexta-feira, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Da Redação

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Atualizado às 11:24

Em 28 de junho, é celebrado no mundo todo o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Ao longo dos anos, a comunidade tem travado diversas lutas pela conquista de direitos e, embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados no combate ao preconceito e na garantia de igualdade de direitos para todos, alguns progressos foram feitos.

O escritório Villemor Amaral Advogados fez um levantamento dos principais marcos jurídicos no Brasil que representam avanços significativos na proteção dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Confira:

1999 - Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 1: Proíbe psicólogos de colaborarem com eventos ou serviços que proponham tratamento para a cura da homossexualidade.

2009 - Portaria do ministério da Saúde nº 1.820: Prevê a possibilidade de identificação da pessoa transgênero no SUS pelo seu nome social.

2011 - ADPF 132 e ADIn 4.277: Nesse ano, o STF reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, equiparando-a à união entre casais heterossexuais.

2013 - Resolução do CNJ nº 175: Nesse ano, foi editada resolução obrigando os cartórios a realizarem casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 (Imagem: Freepik)

Nesta sexta-feira, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.(Imagem: Freepik)

2018 - ADIn 4.275: Promoção do direito constitucional e registral a pessoas transgênero, possibilitando a alteração do prenome e do sexo no registro civil. Direito ao nome, ao reconhecimento da personalidade jurídica, à liberdade pessoal, à honra e à dignidade. Não há exigência de cirurgia de transgenitalização ou da realização de tratamentos hormonais ou quaisquer outros procedimentos para alteração do nome e do sexo no registro civil.

2019 - ADO 26 e MI 4.733: O STF reconhece que a homofobia e a transfobia podem ser punidas nos termos da lei 7.716/89, que define os crimes de preconceito de raça ou de cor, até que sobrevenha nova lei sobre o tema.

2020 - ADIn 5.543: O STF reconheceu que homens bissexuais e homossexuais podem doar sangue a terceiros no Brasil, eliminando a restrição que existia no país desde 1991.

2024 - RE 1.211.446: O STF decidiu que a servidora pública ou a trabalhadora regida pela CLT não gestante em união homoafetiva tem direito ao gozo de licença-maternidade. Caso a companheira tenha usufruído do benefício, fará jus a período de afastamento correspondente ao da licença-paternidade.

Villemor Amaral Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...