MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gol não indenizará passageira avisada previamente de mudança em voo
TJ/PB

Gol não indenizará passageira avisada previamente de mudança em voo

Colegiado considerou que a situação representou apenas um inconveniente, considerando que a perda do voo poderia ter sido evitada.

Da Redação

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Atualizado às 18:51

A 3ª câmara Cível do TJ/PB negou indenização por danos morais a passageira que perdeu seu voo. A ação foi movida contra a Gol Linhas Aéreas S.A.

A passageira alegou que perdeu o voo porque a companhia aérea antecipou o horário de partida das 8h30 para as 8h, e posteriormente, realocou-a para um voo às 17h30. Ela argumentou que essa mudança causou danos morais.

Em primeiro grau, o pedido de indenização foi julgado improcedente. A sentença afirmou que a passageira contribuiu para a perda do voo.

"O próprio comunicado de alteração de voo acostado com a inicial, recomenda chegar ao aeroporto em viagens nacionais com antecedência mínima de uma hora e meio, justamente para evitar transtornos e desconfortos com modificações em voos. Portanto, não se configurando um dos elementos etiológicos da responsabilidade civil – no caso, a conduta indevida -, não há que se falar em reparação."

Inconformada, a passageira recorreu da decisão.

 (Imagem: Amanda Perobelli/UOL/Folhapress)

Gol não indenizará passageira avisada previamente de mudança em voo.(Imagem: Amanda Perobelli/UOL/Folhapress)

Ao analisar o recurso, a relatora do caso, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, considerou a situação um mero inconveniente, observando que a perda do voo poderia ter sido evitada.

"Isso porque, a parte autora não chegou ao aeroporto no horário recomendado (1 hora e meia antes do embarque). Também considerando que o voo foi realocado", destacou.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...