MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli autoriza Itaipu a negociar terras para indenizar indígenas
Tentativa de conciliação

Toffoli autoriza Itaipu a negociar terras para indenizar indígenas

Para o ministro, a proibição imposta pelo 1º grau afeta diretamente as tratativas da conciliação em andamento.

Da Redação

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Atualizado às 09:27

O ministro Dias Toffoli, do STF, suspendeu os efeitos de trechos de 12 decisões da Justiça Federal no Paraná que impediam a Itaipu Binacional de negociar a compra de terras para indenizar comunidades indígenas afetadas pela construção da usina hidrelétrica. A decisão foi tomada na ACO 3.555, apresentada pela PGR.

Em março de 2023, Toffoli havia encaminhado os autos à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, da AGU, para tentar uma conciliação. Uma das soluções discutidas foi a proposta da Itaipu de adquirir terras para posse permanente e uso exclusivo das comunidades das Terras Indígenas Tekoha Guasu Guavira e Tekoha Guasu Okoy Jakutinga.

 (Imagem: Caio Coronel/Itaipu)

Itaipu pode comprar terras para reparar indígenas afetados por obra da usina.(Imagem: Caio Coronel/Itaipu)

As decisões da Justiça Federal envolvem conflitos fundiários entre proprietários rurais e comunidades indígenas, e determinavam que a Itaipu não poderia negociar a aquisição dos imóveis discutidos ou destinar áreas a pessoas identificadas como ocupantes.

A empresa argumenta que não é parte nas ações e que essas medidas dificultam a tentativa de resolver a controvérsia em conciliação.

Na liminar, Dias Toffoli destacou que as restrições impostas impediam a Itaipu de negociar imóveis em qualquer área de interesse das comunidades indígenas, e não apenas nas áreas discutidas nas ações fundiárias.

"Fácil concluir que a proibição instituída pela decisão do juízo de primeiro grau não apenas afeta diretamente as tratativas da conciliação em andamento, como também o resultado útil da presente demanda, caso as rés venham a ser condenadas, configurando evidente usurpação de competência desta Suprema Corte."

O ministro também observou que, como a Itaipu não é parte nas ações, não deveria ser afetada pelas decisões judiciais.

"As decisões do juízo da 2ª Vara Federal de Umuarama/PR extrapolam os limites subjetivos e objetivos de cada demanda, eis que atingem terceiros que também não fazem parte da relação processual, bastando que pertençam ao seu grupo familiar, o que impacta praticamente toda ou quase toda a comunidade indígena AváGuarani."

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...