MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado analisará desoneração gradual da folha nesta quarta-feira
Legislação

Senado analisará desoneração gradual da folha nesta quarta-feira

Sessão também aborda eleição de órgãos diretivos dos tribunais de Justiça.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Atualizado às 17:04

Na próxima quarta-feira, 14, às 14h, o plenário do Senado Federal deliberará a respeito de três projetos, entre eles, o PL 1.847/24, de autoria do senador licenciado Efraim Filho, que propõe regime de transição para a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. 

O texto busca implementar a reoneração de forma gradual ao longo de três anos (2025-2027), como forma de mitigar os impactos tanto no mercado de trabalho quanto na arrecadação tributária.

A proposta de Efraim Filho sugere a manutenção integral da desoneração em 2024, com retomada gradual da tributação a partir de 2025, com alíquota de 5% sobre a folha de pagamento. Durante o período de transição, a folha de pagamento do 13º salário permaneceria isenta da tributação.

Em 2026, a alíquota subiria para 10%, chegando a 20% em 2027, quando a desoneração seria completamente extinta.

Embora haja consenso entre o governo e o Legislativo em relação à manutenção da desoneração em 2024 e à reoneração gradual até 2027, a falta de acordo sobre as fontes de compensação tem gerado o adiamento da votação.

O relator da matéria, senador Jaques Wagner, ainda não apresentou seu parecer.

Atualmente, Senado e governo negociam mecanismos para compensar a desoneração. 

No STF, ministro Edson Fachin prorrogou o prazo para que o Legislativo e o Executivo cheguem a um acordo acerca da desoneração da folha de pagamentos até 11/9.

 (Imagem: Saulo Cruz/Agência Senado)

Plenário do Senado analisará desoneração gradual da folha de pagamento.(Imagem: Saulo Cruz/Agência Senado)

Eleição nos tribunais

A pauta também inclui a quinta e última etapa de debates, em primeiro turno, da PEC 26/22, que estabelece normas para a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça estaduais. A proposta foi aprovada pela CCJ - comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em 11/23, e tem como relator o senador Weverton.

Originária da Câmara dos Deputados, a proposta precisa passar por cinco sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno.

A eleição para os cargos de direção será aplicada aos tribunais estaduais com 170 ou mais desembargadores em exercício, o que atualmente inclui os tribunais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A escolha dos dirigentes se dará por meio de votação direta e secreta entre os membros do tribunal pleno, por maioria absoluta. O mandato dos eleitos será de dois anos, sendo permitida apenas uma reeleição consecutiva.

Alimentos vegetais

Está, ainda, agendada a discussão do PL 5.516/20, que dispõe acerca da identificação de produtos alimentícios artesanais de origem vegetal.

O projeto prevê a criação do "Selo Arte", que distinguirá os produtos alimentícios artesanais de origem vegetal, definidos como aqueles em que a produção utiliza predominantemente matérias-primas vegetais.

Ele determina que os alimentos artesanais devem ser produzidos com matérias-primas de origem conhecida ou cultivadas na propriedade onde o produto é processado. Além disso, a produção deve seguir boas práticas agrícolas e de fabricação para garantir a segurança alimentar do consumidor.

O produto final deve ser único e preservar características próprias, tradicionais, culturais ou regionais.

O projeto, proveniente da Câmara dos Deputados, recebeu pareceres favoráveis da senadora Tereza Cristina e do senador Laércio Oliveira, relatores na CMA - comissão de Meio Ambiente e CRA - comissão de Agricultura e Reforma Agrária, respectivamente.

Embaixadas

Os senadores também podem votar os nomes indicados pela Presidência da República para ocupar as Embaixadas do Brasil no Equador, na Argélia e em São Vicente e Granadinas.

Flávio Soares Damico foi indicado para chefiar a Embaixada do Brasil em Quito, capital do Equador (MSF 24/24). Para a Embaixada em Argel, capital da Argélia, o indicado é o diplomata Marcos Vinícius Pinta Gama (MSF 25/24). A diplomata Ana Lélia Benincá Beltrame é a indicada para a embaixada em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas (MSF 26/24). 

Os diplomatas serão sabatinados e os nomes, submetidos à aprovação da CRE - comissão de Relações Exteriores em reunião agendada para o mesmo dia, às 10h.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...