MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato que saiu com folha de redação tem pedido de nova prova negado
Concurso

Candidato que saiu com folha de redação tem pedido de nova prova negado

TJ/AC considerou que o edital do concurso expressa ser responsabilidade dos candidatos a entrega do cartão de respostas e folha de redação ao final das provas.

Da Redação

sábado, 17 de agosto de 2024

Atualizado em 18 de agosto de 2024 07:55

A 1ª câmara Cível do TJ/AC manteve a decisão que negou o pedido de reaplicação da prova discursiva feito por um candidato que havia saído da sala de prova com a folha de redação.

O candidato moveu ação contra o ente público e a banca organizadora do concurso, alegando que, ao finalizar a prova, entregou toda a documentação à fiscal da sala. No entanto, segundo ele, a fiscal devolveu por engano a folha oficial de redação, o que ele só percebeu após deixar o local de aplicação. Em razão disso, ele pediu à Justiça que a redação fosse aceita para correção ou que uma nova prova discursiva fosse aplicada.

Inicialmente, o pedido emergencial foi negado. O candidato, então, recorreu, apresentando um agravo de instrumento, mas a 1ª câmara Cível do TJ/AC também rejeitou esse recurso.

 (Imagem: Freepik)

Candidato que saiu da sala com folha de redação tem pedido de reaplicação da prova negado.(Imagem: Freepik)

Voto da relatora

A relatora do caso, desembargadora Eva Evangelista, destacou que o edital do concurso estabelece que é responsabilidade do candidato entregar tanto o cartão de respostas quanto a folha de redação ao final da prova.

"Conforme o edital, cabe ao candidato a responsabilidade de entregar o cartão de respostas e sair portando apenas o caderno de questões, sendo, portanto, de sua responsabilidade a conferência desses itens", escreveu a desembargadora.

Embora a magistrada tenha considerado a possibilidade de o candidato ter levado a folha de redação sem intenção, ela ressaltou que permitir a correção da redação ou a reaplicação da prova apenas para esse candidato violaria o princípio da isonomia entre os concorrentes e as regras estabelecidas no edital.

"Assim, considero inviável determinar a correção da redação pela banca organizadora neste momento, ou a realização de nova prova apenas para o candidato recorrente. Embora sensível à argumentação de boa-fé do candidato, qualquer decisão contrária representaria uma violação aos princípios de vinculação ao edital e à isonomia entre os candidatos", concluiu a relatora.

Acesse o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...