MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Executivo de banco é absolvido de acusação de gestão fraudulenta
Ação penal

Executivo de banco é absolvido de acusação de gestão fraudulenta

Decisão aponta insuficiência de elementos para a condenação.

Da Redação

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Atualizado às 15:22

O juiz Federal Marcelo Duarte da Silva, da 2ª vara criminal de São Paulo, absolveu superintendente de instituição financeira da acusação de orientar operadores de crédito a efetuarem financiamentos de forma fraudulenta. A decisão concluiu que as provas apresentadas ao longo do processo foram insuficientes para condenar o acusado.

O MPF acusou o ex-superintendente de envolvimento em um esquema de fraude relacionado à concessão de financiamentos para veículos, utilizando notas fiscais adulteradas. O caso envolvia a concessão de centenas de financiamentos com documentos falsificados, gerando prejuízos à instituição financeira.

Outros envolvidos no esquema firmaram acordos de não persecução penal, enquanto o processo de outro acusado foi desmembrado para julgamento separado.

Testemunhas de defesa ressaltaram o comportamento ético e profissional do acusado, afirmando que ele não participou de qualquer atividade fraudulenta. Auditorias internas e investigações realizadas não encontraram evidências que envolvessem diretamente o acusado no esquema.

 (Imagem: Freepik)

Justiça Federal absolve acusado em caso de fraude.(Imagem: Freepik)

O juiz destacou que os depoimentos prestados por outros envolvidos durante a fase policial não foram corroborados por provas suficientes em juízo.

Com base na ausência de indícios robustos que vinculassem o acusado ao crime, a decisão foi pela absolvição, por insuficiência de provas.

O réu foi defendido na ação penal por Leonardo Magalhães Avelar, Beatriz Esteves e Hélio Peixoto, do escritório Avelar Advogados.

O advogado Leonardo Magalhães Avelar esclareceu que: "após a realização da instrução criminal, a inocência do executivo ficou tão evidente que, de forma acertada, o próprio Ministério Público Federal pediu sua absolvição. Nas palavras do próprio magistrado, ficou provado que o acusado não concorreu para a prática do delito de gestão fraudulenta".

Avelar Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...