MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Secretária de Meio Ambiente de SP destaca desafios com o Novo Marco
Entrevista

Secretária de Meio Ambiente de SP destaca desafios com o Novo Marco

Secretária de Meio Ambiente de SP falou sobre a regionalização e metas ambiciosas de universalização dos serviços até 2029.

Da Redação

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Atualizado às 18:16

Em entrevista durante um evento sobre gestão e infraestrutura, a secretária de Meio Ambiente de São Paulo, Natália Resende, abordou os desafios e as estratégias do Estado para avançar na universalização do saneamento básico. Com foco nas metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (lei 14.026/20), Resende enfatizou a importância da regionalização para a gestão de recursos hídricos e a ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto.

Segundo Natália, o Novo Marco trouxe diretrizes essenciais, como a regionalização dos serviços de saneamento, uma vez que os recursos hídricos frequentemente atravessam limites municipais e exigem uma abordagem integrada. Ela ressaltou que o Estado de São Paulo antecipou as metas nacionais de universalização, estabelecendo o objetivo de alcançar 99% de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2029, quatro anos antes do prazo nacional.

"A partir de uma visão regional e coordenada, conseguimos maximizar os benefícios para a qualidade de vida, saúde e produtividade," afirmou Natália. Ela explicou que o modelo de regionalização permite dar escala aos investimentos e compartilhar infraestrutura entre municípios, o que é essencial para a sustentabilidade ambiental e financeira dos serviços.

Para alcançar as metas do Novo Marco, Natália destacou a vedação de novos contratos de programa e a exigência de licitações para atrair mais investimentos. De acordo com o Instituto Trata Brasil, o setor de saneamento no país demanda aproximadamente R$ 500 bilhões até 2033 para a universalização, o que exigiria dobrar os investimentos atuais. "Sem essa mudança, a universalização só seria atingida em 2070," alertou a secretária.

A proibição de prorrogar contratos antigos busca estimular a competitividade, atraindo novos players e ampliando os investimentos no setor, especialmente em áreas metropolitanas e regiões onde os recursos hídricos são compartilhados. Natália mencionou que o modelo de regionalização aplicado no estado, inspirado na decisão do Supremo Tribunal Federal de 2013, organiza o poder concedente entre o Estado e 39 municípios, o que aumenta a eficiência e a coordenação nas áreas metropolitanas.

O evento

Realizado em parceria pela Universidade de Salamanca e o IBDL - Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, o Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global acontece na histórica Universidade de Salamanca entre 3 e 5 de novembro, e é curado pelos professores-doutores Murillo de Aragão e Nícolas Rodriguez Garcia. O evento acadêmico de alto nível busca discutir a segurança jurídica em investimentos, tema central na agenda internacional. 

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...