MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1: Caixa não é obrigada a oferecer arrendamento a ocupante de imóvel
Arrendamento

TRF-1: Caixa não é obrigada a oferecer arrendamento a ocupante de imóvel

Decisão reafirmou a natureza autorizativa da lei 10.150/00.

Da Redação

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Atualizado às 07:57

A 6ª turma do TRF da 1ª região reformou a decisão que obrigava a Caixa a ofertar ao autor, preferencialmente, um arrendamento especial com opção de compra, com base no art. 38 da lei 10.150/00.

A oferta do arrendamento estava condicionada à suspensão da execução extrajudicial do imóvel, cuja posse estava com o autor, mas que passou à propriedade da Caixa em razão da inadimplência no pagamento das prestações do financiamento.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ocupante de imóvel não tem direito ao Arrendamento Imobiliário Especial com Opção de Compra.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O autor buscou a justiça alegando que, como ocupante, tinha o direito de receber da instituição financeira a oferta de contrato de arrendamento com opção de compra.

O desembargador federal Flávio Jardim, relator do caso, explicou que o entendimento que defendia o Arrendamento Imobiliário Especial com Opção de Compra como obrigação da instituição financeira foi superado pelo STJ no julgamento do tema 558, em sede de Recursos Repetitivos.

"Prescreve o art. 38 da lei 10.150/00 que as instituições financeiras captadoras de depósitos à vista e que operem crédito imobiliário estão autorizadas, e não obrigadas, a promover contrato de Arrendamento Imobiliário Especial com Opção de Compra, dos imóveis que tenham arrematado, adjudicado ou recebido em dação em pagamento por força de financiamentos habitacionais por elas concedidos".

O relator ressaltou ainda que a jurisprudência do TRF1 está consolidada no sentido de que o "direito de preferência na celebração desse contrato de arrendamento não se impõe à instituição financeira, sendo uma autorização legal, não uma imposição".

O magistrado destacou a falta de comprovação, nos autos, de qualquer ajuste entre o autor e a Caixa para a aplicação do Arrendamento Especial Imobiliário com Opção de Compra.

Com isso, a sentença foi reformada, adequando-se ao tema 558 do STJ e julgando improcedentes os pedidos do autor.

Leia a decisão.

Com informações do TRF-1.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA