MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP: Advogado não pode dar entrevista habitualmente em meio de comunicação
Tribunal de Ética

OAB/SP: Advogado não pode dar entrevista habitualmente em meio de comunicação

Tribunal de Ética afirmou que a ementa aprovada busca evitar concorrência desleal.

Da Redação

sábado, 30 de novembro de 2024

Atualizado às 20:52

É vedado ao advogado responder com habitualidade consultas sobre matéria jurídica nos meios de comunicação social, ainda que o faça como membro de Comissão da OAB. É isto o que diz ementa aprovada pela 1ª turma de Ética Profissional da OAB/SP, em sua 685ª sessão de julgamento.

O texto sustenta que a presença habitual de advogados em programas representará aos demais advogados que não tiveram a mesma oportunidade despropositada promoção pessoal.

De acordo com o TED, o objetivo é prevenir práticas que possam configurar concorrência desleal, captação indevida de clientes e promoção pessoal, em desacordo com o Código de Ética da advocacia.

 (Imagem: Freepik)

TED da OAB/SP veda a advogado conceder entrevista habitualmente em meios de comunicação.(Imagem: Freepik)

Veja a íntegra da ementa:

PUBLICIDADE - MEMBRO DE COMISSÃO DA OAB - NOMEAÇÃO FREQUENTE PARA ENTREVISTAS DE RÁDIO - RESPOSTA SOBRE CASOS JURÍDICOS A PESSOAS CARENTES. É vedado ao advogado responder com habitualidade consultas sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, ainda que o faça como membro de Comissão da OAB. A presença habitual de advogados em programas de rádio, representará aos demais advogados que não tiveram a mesma oportunidade, despropositada promoção pessoal, desaguando na concorrência desleal, captação indevida de causas e clientes, maculando os preceitos éticos e estatutários vigentes. Precedentes: E-6.096/2023, Proc. E-6.081/2023, E-5.928/2022, Proc. E-5.719/2021. Proc. 25.0886.2024.021128-5- v.u., em 17/10/2024, parecer e ementa do Rel. Dr. CLÁUDIO BINI, Rev. Dr. FABIO KALIL VILELA LEITE, Presidente Dr. JAIRO HABER.

Outra ementa, também aprovada pelo TED, restringe a publicação de vitórias jurídicas em mídias sociais para oferecer serviços profissionais, o que poderia caracterizar desvio de conduta e infração ética.

Leia a ementa:

PUBLICIDADE PROFISSIONAL - CAPTAÇÃO INDEVIDA DE CAUSAS E CLIENTES - PUBLICAÇÕES EM MIDIAS SOCIAIS NOTICIANDO VITÓRIAS JURIDICAS PARA OFERECER SERVIÇOS PROFISSIONAIS - OFERTA DE SERVIÇOS POR TERCEIROS E INTERPOSTAS PESSOAS - PRÁTICAS NADA RECOMEDÁVEIS, DESVIOS DE CONDUTA E INFRAÇÃO ÉTICA. Captação indevida de clientela é a utilização de mecanismos de marketing que, de forma ativa, independentemente do resultado obtido, se destinam a angariar clientes pela indução à contratação dos serviços ou estímulo do litígio. (Provimento 205/2021). É vedada a utilização de publicações com notícias de vitórias jurídicas, com o intuito de captação de clientela. (artigos 39 e 40 do CED). Constitui infração disciplinar valer-se de agenciador de causas, mediante participação nos honorários a receber, e angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros. (artigo 34 do EOAB). Proc. 25.0886.2024.018661-3- v.u., em 17/10/2024, parecer e ementa do Rel. Dr. LUIZ ANTONIO GAMBELLI, Rev. Dra. MARCIA DUTRA LOPES MATRONE, Presidente Dr. JAIRO HABER.

Em uma terceira ementa, a OAB/SP fixou que é vedada a juntada, em processo judicial, de mensagens trocadas entre advogados de partes adversárias, salvo em caráter excepcional, a depender da natureza jurídica das mensagens.

WHATSAPP. TRATATIVAS. JUNTADA EM PROCESSO JUDICIAL DE MENSAGENS OU CORRESPONDÊNCIAS TROCADAS ENTRE ADVOGADOS DE PARTES ADVERSÁRIAS. VEDAÇÃO. POSSIBILIDADE EXCEPCIONAL A DEPENDER DA NATUREZA JURÍDICA DAS MENSAGENS OU CORRESPONDÊNCIAS. Em tese, o advogado deve se abster de juntar aos autos de processo judicial as mensagens trocadas com colega que patrocina a parte contrária, que digam respeito a tratativas frustradas ou que possam representar mera troca de impressões e argumentos sobre o litígio. Todavia, em tese, afigura-se possível, em caráter excepcional, a juntada ou o envio ao cliente de mensagens ou correspondências que possam caracterizar responsabilidade civil, negocial ou extranegocial, penal ou ético disciplinar. A análise concreta da natureza jurídica de mensagens não é possível no restrito âmbito do procedimento de consulta. Proc. 25.0886.2024.017509-5- v.u., em 17/10/2024, parecer e ementa do Rel. Dr. FÁBIO DE SOUZA RAMACCIOTTI, Rev. Dr. EDSON JUNJI TORIHARA, Presidente Dr. JAIRO HABER.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...