MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "DPE tem sido incapaz de fazer frente aos desafios", diz Gilmar Mendes
Dificuldade operacional

"DPE tem sido incapaz de fazer frente aos desafios", diz Gilmar Mendes

Ministro defendeu a advocacia dativa diante das limitações estruturais das Defensorias Públicas Estaduais.

Da Redação

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Atualizado às 16:57

Nesta quinta-feira, 12, ao proferir voto-vista em sessão plenária, o ministro Gilmar Mendes enfatizou a importância da atuação complementar e subsidiária de outros agentes para assegurar a assistência judiciária gratuita em situações em que a Defensoria Pública enfrenta limitações operacionais.

A manifestação ocorreu durante o julgamento em que o STF analisa a possibilidade de destinação do fundo da DPE/SP para a remuneração de advogados dativos. O ministro votou pela constitucionalidade da lei que prevê essa utilização.

"Entendo ser altamente recomendável, se não impositivo, a atuação complementar e subsidiária de outros agentes na assistência judiciária gratuita, sobremodo quando a operação da Defensoria revelar-se impossível, não recomendada ou impraticável, seja por dificuldades administrativas operacionais, seja pela falta de estrutura, etc", afirmou.

Veja o momento:

O ministro apontou que os desafios enfrentados pela Defensoria Pública vão além de questões administrativas.

"Realmente não é preciso maior esforço cognitivo para reconhecer que, a despeito dos elevados esforços do referido órgão, sua atuação tem sido até agora incapaz de fazer frente aos enormes desafios envolvidos na prestação dos serviços por ele ofertados."

O decano da Corte também enfatizou a complexidade do trabalho realizado pelo órgão, citando a ampla capilaridade e a demanda por colossal mão de obra.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...