MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento
Multa à vista

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

Corte Especial analisou a necessidade de intimação pessoal do devedor para a cobrança de multa por descumprimento de obrigação.

Da Redação

sábado, 21 de dezembro de 2024

Atualizado às 09:23

A Corte Especial do STJ decidiu afetar os Resps 2.096.5052.140.662 e 2.142.333, de relatoria da ministra Nancy Andrighi, para julgamento sob o rito dos repetitivos.

O tema, cadastrado como Tema 1.296 na base de dados do STJ, questiona se a prévia intimação pessoal do devedor é necessária para a cobrança de multa por descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.

O colegiado determinou a suspensão de todos os recursos especiais e agravos em recurso especial que estejam em tramitação nos tribunais de segundo grau ou no STJ, que envolvam a mesma questão.

 (Imagem: Freepik)

STJ vai discutir necessidade de intimar devedor para cobrar multa por descumprimento de obrigação.(Imagem: Freepik)

A ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, ressaltou que o tema já foi abordado na súmula 410 do STJ, aprovada em 2009, e que, apesar da manutenção do entendimento sumular após modificações do Código de Processo Civil e outras legislações, ainda há uma grande quantidade de recursos especiais discutindo o mesmo assunto.

“Por se tratar de questão que tem relevo para a atividade jurisdicional das turmas de direito privado e de direito público, é salutar o imediato enfrentamento da matéria pela Corte Especial por meio do rito qualificado dos repetitivos”, afirmou.

A relatora também autorizou a participação de entidades como amici curiae, incluindo a AGU, a Defensoria Pública da União, a OAB e o Instituto Brasileiro de Direito Processual. Essas entidades poderão apresentar razões e fazer sustentação oral, conforme os procedimentos regimentais.

O julgamento dos recursos sob o rito dos repetitivos visa otimizar o tempo e proporcionar maior segurança jurídica, facilitando a uniformização das decisões em casos com controvérsias idênticas.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...