MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP condena laboratório e farmácia por erro em fórmula de manipulado
Indenização

TJ/SP condena laboratório e farmácia por erro em fórmula de manipulado

Colegiado confirmou a condenação das empresas a indenizarem cliente devido a erro que causou complicações clínicas.

Da Redação

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Atualizado às 17:32

O TJ/SP, por meio da 6ª câmara de Direito Privado, confirmou sentença da 1ª vara Cível de Ourinhos, proferida pelo juiz José Otavio Ramos Barion, que condenou laboratório e farmácia a indenizar, solidariamente, paciente em R$ 12 mil por danos morais, devido a erro em manipulação de medicamento.

De acordo com os autos, a paciente apresentou receita médica à farmácia e foi informada de que o medicamento precisaria ser manipulado. No entanto, o remédio produzido e entregue não correspondia à prescrição médica. Embora tenha sido receitado o uso de minociclina 50mg, a farmácia de manipulação forneceu minoxidil 50mg, resultando na administração equivocada do fármaco.

No segundo dia de uso, ela apresentou inchaço, tontura e náuseas, sendo diagnosticado o erro durante nova consulta médica, ocasião em que foi orientada a suspender imediatamente a medicação. Diante do quadro, precisou realizar diversos exames e seguir um tratamento com antibióticos para neutralizar os efeitos do remédio.

 (Imagem: Freepik)

Indenização foi fixada em R$ 12 mil. (Imagem: Freepik)

A relatora do recurso, desembargadora Maria do Carmo Honório, destacou a aplicação do CDC ao caso.

"Tratando-se de nítida relação de consumo, são aplicáveis, ao caso em análise, os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, especificamente aqueles que atribuem ao fornecedor de serviços a responsabilidade objetiva, isto é, aquela independentemente da existência de culpa, (...) por defeitos relativos à prestação dos serviços", afirmou.

A desembargadora acrescentou que "no caso em análise, não há nenhuma prova que tenha o condão de afastar a responsabilidade do laboratório pelos danos morais causados à autora. Isso porque a prova constante dos autos evidenciou a falha na prestação dos serviços".

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA