MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato não convocado poderá acessar informações em concurso da PM
Comando Regional II

Candidato não convocado poderá acessar informações em concurso da PM

Magistrada reconheceu a necessidade de disponibilização dos documentos para que eventual direito à nomeação possa ser analisado.

Da Redação

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Atualizado às 18:56

O Estado da Paraíba deverá fornecer informações detalhadas sobre nomeações e exonerações de militares em concurso da Polícia Militar a candidato não convocado. Na decisão, a juíza de Direito Virgínia Fernandes Maia Aguiar, da 2ª vara da Fazenda Pública da Paraíba, reconheceu a necessidade de disponibilização dos documentos para análise de eventual direito à nomeação.

O candidato, classificado na 164ª posição no certame para o Comando Regional II, alegou que, após convocação inicial, diversas desistências e exonerações ocorreram, permitindo que a corporação convocasse candidatos até a 150ª posição.  Argumentou, ainda, que outros candidatos em colocações inferiores obtiveram a nomeação após recorrerem à Justiça. Assim, em cautelar antecedente, pleiteou a apresentação dos documentos para que a possibilidade de nomeação pudesse ser avaliada.

 (Imagem: Freepik)

Candidato não convocado garante acesso a informações de concurso da PM.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, a magistrada reconheceu o direito do candidato de acesso aos documentos solicitados, em conformidade com os arts. 369 e 367 do CPC.

"Negar tal direito me parece negar a vigência expressa do disposto nos artigos 396 e 397 do CPC, que assegura as partes o direito de ter acesso aos seus documentos e de seu interesse que estejam na posse da parte promovida".

A juíza também destacou que o candidato se encontra em situação semelhante à de outros concorrentes que obtiveram nomeação por meio de recursos, motivo pelo qual seu pedido deve ser acolhido.

"Estando o autor em posição idêntica ao de candidatos que obtiveram êxito em seus recursos, merece acolhimento seu pedido para, igualmente, ter acesso a documentação que se encontra em posse da parte promovida, que podem comprovar a existência de eventuais vagas abertas após a homologação do concurso para o qual prestou, para que, a partir deles, possa viabilizar o ajuizamento de ação judicial cabível com nova causa de pedir, se for o caso", concluiu.

Diante disso, determinou o prazo de cinco dias para que o Estado da Paraíba apresente os documentos solicitados.

O escritório Fernandes Advogados atuou pelo candidato.

Leia a decisão.

Fernandes Advogados

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...