MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Facebook restabelecerá perfil do Instagram de tabacaria que foi invadido
Hacker

Facebook restabelecerá perfil do Instagram de tabacaria que foi invadido

Magistrado reconheceu o risco de prejuízos financeiros à empresa e de exposição de consumidores a fraudes.

Da Redação

domingo, 9 de março de 2025

Atualizado em 7 de março de 2025 16:01

O Facebook Serviços Online do Brasil deverá restabelecer perfil comercial de tabacaria que teve conta no Instagram invadida. Em liminar, o juiz de Direito Marcelo Mattar Coutinho, da 1ª vara de Anchieta/ES, reconheceu o risco de prejuízos financeiros à empresa.

A tabacaria alegou que o perfil era o principal canal comercial da empresa e que, mesmo após tentativas de recuperação, não conseguiu reaver o acesso. Diante disso, solicitou o restabelecimento da conta e indenização por danos morais.

 (Imagem: Freepik)

Facebook deve restabelecer perfil de tabacaria que teve conta no Instagram invadida.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado verificou que os documentos juntados aos autos demonstraram que a conta havia sido comprometida, impossibilitando o uso comercial.

"Vislumbro a existência de elementos probatórios que corroboram com as alegações de que a empresa requerente é titular do perfil, tendo apresentado capturas de tela e documentos que corroboram sua alegação de que a conta foi comprometida, pois o referido perfil na rede social Instagram foi hackeado, tolhendo-lhe o direito de utilização, inclusive para fins comerciais, enquanto canal de venda e comunicações."

Nesse sentido, reconheceu a urgência do restabelecimento do perfil, ressaltando o risco de maiores prejuízos financeiros à empresa e de exposição de consumidores a fraudes.

"A manutenção da situação detém potencial de resultar na ampliação dos prejuízos financeiros suportados, além de sujeitar à fraude terceiros, especialmente consumidores, que podem ser induzidos a erro por quem se utilize indevidamente da conta."

Assim, determinou o prazo de dois dias para que o Facebook restabeleça o perfil da tabacaria.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 500, limitada ao valor de R$ 5 mil.

O escritório Machado & Magalhães Advogados Associados atuou pela empresa.

Leia a liminar.

Machado e Magalhães Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...