MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP garante reserva de vaga a professor que teve posse impedida
Concurso público

TJ/SP garante reserva de vaga a professor que teve posse impedida

Candidato foi impedido administrativamente por suposta má conduta que ensejou extinção de contrato temporário anterior.

Da Redação

domingo, 9 de março de 2025

Atualizado em 7 de março de 2025 16:02

Professor que teve posse impedida por extinção de contrato temporário anterior por suposta má conduta tem reserva de vaga garantida em concurso. Em decisão, a juíza de Direito Larissa Kruger Vatzco, da 3ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública de São Paulo/SP, considerou não haver vínculo aparente entre a rescisão do contrato temporário e a nomeação no cargo público.

O candidato foi aprovado em concurso público, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e pela Vunesp, para o cargo de professor de ensino fundamental e médio. Contudo, ao ser convocado para a posse, foi surpreendido com impedimento administrativo baseado em penalidade de "má conduta", supostamente decorrente da extinção do contrato temporário anterior.

Em defesa, argumentou pela ilegalidade do ato administrativo, destacando a inexistência de previsão legal que permita vincular a extinção de contrato temporário a impedimento para ingresso em cargo público efetivo. Diante disso, ingressou com pedido de liminar, afirmando que a negativa de posse comprometeria o direito adquirido no certame.

 (Imagem: Freepik)

Candidato que teve posse em cargo de professor impedida garante reserva de vaga.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada observou que, em primeira análise, não haveria justificativa para vincular a extinção do contrato de trabalho temporário com a posse no serviço público.

"Dos elementos constantes dos autos verifico estar presente a probabilidade do direito invocado, pois ao que parece não haveria vinculação à extinção do contrato de trabalho temporário com a posse no serviço público. Contudo, a questão precisa ser melhor analisada a luz do contraditório."

Ainda, reconheceu a urgência do caso ao ressaltar que "a não concessão da tutela poderá levar o candidato a perder a posse no cargo público".

Dessa forma, concedeu a liminar, determinando a reserva da vaga sem que a posse seja realizada.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atuou pelo candidato.

Leia a liminar.

Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...