MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Com apoio de agentes socioeducativas, ex-interna lança livro de poesia
Literatura

Com apoio de agentes socioeducativas, ex-interna lança livro de poesia

Projeto "Eu Leitor, Eu Escritor" promove a leitura e a escrita como ferramentas de empoderamento a adolescentes do CASE - Luziânia/GO.

Da Redação

quarta-feira, 26 de março de 2025

Atualizado às 14:02

Na terça-feira, 18, o Fórum de Luziânia/GO foi palco de um lançamento literário que rompeu os muros do sistema socioeducativo.

Aos 18 anos, Luana do Amor Divino transformou sua experiência de internação no CASE - Centro de Atendimento Socioeducativo - em poesia e esperança.

Com o apoio das agentes socioeducativas Josélia Macedo e Elcimar Salomão, o primeiro livro de Luana, "Quem diria, do CASE à poesia!", é fruto de versos escritos entre reflexões, dores e descobertas.

"Eu quis mudar bastante. Fui vendo o que podia melhorar. Aqui dentro, passa um filme do que acontece. A gente procura um meio de não se sentir tão sozinha, e escrever alivia", compartilhou a autora. A escrita, para Luana, foi abrigo. Um espaço seguro para sentimentos difíceis de verbalizar. 

 (Imagem: Arquivo pessoal)

Elcimar Salomão, Luana do Amor Divino e Josélia Macedo durante o lançamento do livro "Quem diria, do CASE à poesia!".(Imagem: Arquivo pessoal)

Ponte construída por agentes do sistema

O nascimento do livro foi possível graças ao projeto "Eu Leitor, Eu Escritor", idealizado por Josélia Macedo, agente socioeducativa, pedagoga e mestranda em políticas públicas.

Junto de Elcimar Salomão, assistente social e também agente socioeducativa, Josélia vem desenvolvendo um trabalho de escuta atenta e incentivo à expressão, mostrando que o trabalho vai além do abrir e fechar cadeados

"A poesia da Luana guarda um depósito de emoções que dialogam com o público juvenil da socioeducação", escreveu Josélia na apresentação do livro. Para ela, é preciso um olhar sensível para reconhecer os potenciais que, muitas vezes, chegam apagados pelas dores e violências que antecedem o cumprimento da medida.

 (Imagem: Arquivo pessoal)

A agente socioeducativa, Josélia Macedo, em atividade do projeto "Eu leitor, Eu escritor", com adolescentes do CASE - Luziânia/GO.(Imagem: Arquivo pessoal)

Elcimar reforça a importância desse processo: "Quando um adolescente chega à unidade, buscamos conhecê-lo, entender seu histórico e criar um vínculo. Não chegamos simplesmente apresentando um projeto. É um processo gradual".

O projeto "Eu Leitor, Eu Escritor" existe há mais de seis anos no CASE de Luziânia.  Além de lançar escritores, o projeto é responsável, também, pela alfabetização de adolescentes, muitos dos quais nunca tiveram acesso real à educação.

A iniciativa utiliza livros, filmes e documentários para promover reflexão e aprendizado, abordando temas diversos, como política, história, entretenimento e religião. A proposta é fazer com que a leitura e a escrita deixem de ser ferramentas de exclusão e passem a ser instrumentos de reconstrução de identidade.

 (Imagem: Arquivo pessoal)

Agente socioeducativa Elcimar Salomão em atividade do projeto "Eu leitor, eu escritor" com adolescentes do CASE - Luziânia/GO.(Imagem: Arquivo pessoal)

Literatura que abre caminhos

Em 2022, outro adolescente lançou um livro com apoio da equipe, relatando sua trajetória de vida, marcada por abandono, tráfico e superação. O livro, intitulado "O Príncipe das Grades: Um relato de experiência na socioeducação", tem 70 páginas e foi ilustrado pelo próprio autor.

Na obra, ele compartilha relatos sobre a descoberta do verdadeiro pai quando era criança, sua relação com os patrões do tráfico e a luta contra a dependência química.

No caso de Luana, a aposta agora é no futuro: ela já pensa em um segundo livro e sonha em cursar Letras. 

"A arte, para mim, é uma forma de enfrentar", resume a jovem, que virou autora.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA