MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar mantém medidas do governo contra greve de médicos peritos
STF

Gilmar mantém medidas do governo contra greve de médicos peritos

Ministro rejeitou reclamações de entidade da categoria e afirmou que o direito de greve não pode colocar em risco a continuidade de serviços essenciais como a perícia médica Federal.

Da Redação

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Atualizado às 10:52

O ministro Gilmar Mendes, do STF, rejeitou reclamações ajuizadas pela Associação Nacional dos Médicos Peritos contra decisões do STJ que adotaram medidas para manter o funcionamento da perícia médica durante greve da categoria. O relator entendeu que as medidas administrativas não violaram decisões anteriores do STF sobre o direito de greve no serviço público.

O caso

No início de 2022, os Peritos Médicos Federais, representados pela ANMP, deflagraram um movimento grevista em resposta a condições de trabalho.

Após intensas tratativas, culminou-se na celebração do Termo de Acordo 01/22, homologado por decisão do Ministro Mauro Campbell Marques.

Deferida a homologação, a União implementou acordo por meio de portaria que regulamentou o Programa de Gestão e Desempenho da Perícia Médica Federal em conformidade com as cláusulas pactuadas.

Posteriormente, portaria elevou a meta diária de produtividade e eliminou a pontuação automática nos casos de ausência ou remarcação intempestiva do segurado. Diante disso, a associação apresentou pedido de cumprimento de sentença ao STJ, o qual foi declarado extinto pela ministra Regina Helena Costa.

Assim, a ANMP ajuizou reclamações alegando violação à autoridade de decisões do STF em mandados de injunção que trataram do direito de greve de servidores públicos.

 (Imagem: Freepik)

Ministro valida medidas para manter o funcionamento da perícia médica durante greve.(Imagem: Freepik)

Direito não absoluto

Ao analisar o caso, o ministro Gilmar Mendes observou que a greve iniciada em agosto de 2024 provocou novo colapso no atendimento da perícia médica, com cancelamento de mais de 125 mil agendamentos, ausência injustificada dos servidores e sabotagem da prestação do serviço.

Gilmar Mendes classificou a conduta da entidade sindical como "inaceitável, abusiva, antiética e imoral". "Ao impedir o atendimento de segurados que dependem da perícia para a concessão de benefícios essenciais à sua subsistência, o movimento grevista ultrapassa os limites da legalidade e da razoabilidade", afirmou.

"O segurado, já fragilizado por sua condição de saúde e pela espera prolongada, não pode ser penalizado por uma paralisação que desconsidera sua dignidade e agrava ainda mais sua condição. O Estado, por sua vez, tem o dever de garantir mecanismos eficazes para minimizar os impactos da greve e assegurar que a população não seja lesada, garantindo o funcionamento dos serviços essenciais e protegendo aqueles que mais necessitam."

Para Gilmar, o direito à greve é legítimo, mas não é absoluto, e não pode ser exercido de forma irrestrita e por tempo indeterminado, ao arrepio da razoabilidade e do bom senso, comprometendo a continuidade de serviço de natureza essencial e de elevada envergadura para o interesse público.

Por fim, considerou que o STJ, ao considerar a alteração da situação fática e priorizar o interesse público, agiu para garantir a continuidade da prestação de um serviço de natureza essencial.

S. Exa. ressaltou ainda que "não há qualquer ilicitude no corte dos vencimentos dos servidores que aderiram à greve" e que não se configura lockout a atuação da Administração Pública para minimizar os efeitos do movimento paredista.

Diante disso, o ministro negou seguimento às reclamações e determinou o envio de cópia da decisão ao STJ e à Procuradoria-Geral da República.

Veja a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...