Farmácias precisam reter receita de Ozempic? Anvisa decide nesta quarta
Agência avalia se medicamento passará a ter controle mais rigoroso.
Da Redação
terça-feira, 15 de abril de 2025
Atualizado às 10:30
A diretoria da Anvisa vai deliberar nesta quarta-feira, 16, sobre uma proposta que pode mudar o modo de comercialização de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares. O órgão decidirá se as farmácias serão obrigadas a reter a receita médica no momento da venda. As informações são do O Globo.
Atualmente, é exigido que o consumidor apresente prescrição médica, conforme estabelecido para todos os medicamentos classificados como "tarja vermelha". No entanto, a nova regra pretende reforçar o controle, exigindo a entrega e retenção do documento no ato da compra.
Segundo O Globo, a discussão foi adiada há um mês, quando o diretor substituto Rômison Mota retirou o tema da pauta da reunião de diretoria. Na ocasião, ele afirmou ter recebido novas informações sobre o tema em seu gabinete, o que justificou o adiamento.
Desta vez, a expectativa é que a decisão seja tomada, embora o resultado da votação ainda seja considerado imprevisível por especialistas que acompanham o caso. A proposta já conta com um voto favorável, e os outros três diretores deverão apresentar seus posicionamentos nesta quarta-feira.
Dados do sistema VigMed, da própria Anvisa, apontam que 32% das notificações de eventos adversos no Brasil envolvem o uso desses medicamentos de forma não prevista em bula. O índice é mais que o triplo da média global, que é de 10%. Além disso, a taxa de relatos de pancreatite no país associados ao uso das substâncias chega a 5,9%, também acima da média mundial, que é de 2,4%.
Recentemente, o portal Congresso em Foco, especializado no cenário político brasileiro, divulgou um vídeo que mostra o antes e depois de figuras de destaque do setor com o uso do Mounjaro, medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e que tem ganhado notoriedade por seus efeitos no controle de peso.
Assista ao vídeo: