MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estado indenizará lavrador abordado de forma truculenta por policial
Indenização

Estado indenizará lavrador abordado de forma truculenta por policial

Juiz incluiu pensão vitalícia e compensação por danos morais.

Da Redação

terça-feira, 27 de maio de 2025

Atualizado em 28 de maio de 2025 09:48

Em Patos de Minas, o juiz Rodrigo de Carvalho Assumpção, da 4ª vara Cível, condenou o Estado de Minas Gerais a indenizar lavrador devido a abordagem policial truculenta que lhe causou danos permanentes.

O magistrado determinou o pagamento de indenização por danos materiais correspondente a salário mínimo durante 15 meses, período em que o lavrador ficou afastado do trabalho.

Além disso, o Estado deverá pagar uma pensão vitalícia equivalente a 30% do salário mínimo a partir do 16º mês após o incidente, bem como R$ 30 mil por danos morais.

 (Imagem: Divulgação - PMMG)

Lavrador sofreu agressões e ficou com sequelas permanentes.(Imagem: Divulgação - PMMG)

O caso ocorreu em maio de 2009, quando o lavrador estava em um bar e foi abordado por um policial, com quem já havia tido desentendimentos anteriores. A vítima alegou que a abordagem foi excessivamente violenta, resultando em lesões permanentes no braço direito, o que afetou sua capacidade laboral.

Em sua defesa, o policial afirmou que a abordagem foi realizada dentro dos limites da lei. No entanto, com base em depoimentos de testemunhas, o juiz concluiu que houve uso de força desproporcional.

O juiz fundamentou a decisão na constatação de que a truculência da abordagem policial gerou danos materiais e morais ao lavrador.

A indenização por danos materiais foi fixada considerando o período de afastamento do trabalho, enquanto a pensão vitalícia foi determinada em razão da redução da capacidade laborativa.

A condenação por danos morais levou em conta os transtornos causados pela ação policial. 

Informações: TJ/MG.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA