MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Dino pressiona Fazenda por dados sobre arrecadação da CIDE
"Tempo suficiente"

STF: Dino pressiona Fazenda por dados sobre arrecadação da CIDE

Ministro afirmou que prazo de um dia seria suficiente para governo esclarecer destinação dos valores arrecadados com a contribuição.

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Atualizado às 18:43

Durante o julgamento sobre a constitucionalidade da incidência da CIDE-Royalties nas remessas ao exterior - tema 914 da repercussão geral - ministro Flávio Dino cobrou da Fazenda Nacional a rápida apresentação de dados que esclareçam a destinação dos recursos arrecadados com a contribuição.

O debate foi provocado após o ministro André Mendonça relatar a existência de informações contraditórias nos autos.

Segundo o ministro, enquanto a empresa Scania, autora do recurso extraordinário, questiona o desvio de finalidade no uso dos recursos, a Fazenda Nacional e a Petrobras (admitida como amicus curiae) refutam a acusação.

"Seria importante que as partes trouxessem esses elementos com grau de segurança", disse Mendonça, ao sugerir que os dados sejam encaminhados em memoriais.

O procurador da Fazenda Nacional Euclides Silva Júnior indicou que seria necessário acionar diversos órgãos - como a Receita Federal e o ministério da Ciência e Tecnologia - para esclarecer a natureza das informações e os pedidos feitos por meio da lei de acesso à informação.

Flávio Dino, no entanto, cobrou celeridade na prestação de informações.

"Mas se está nos autos, como o ministro André solicita, de hoje para amanhã é tempo suficiente para que isso seja analisado, me parece."

"Acredito que eles ainda estão trabalhando hoje, amanhã", ironizou.

Veja o momento:

Entenda

O julgamento discute se a contribuição de intervenção no domínio econômico pode incidir sobre remessas ao exterior em contratos que envolvem - ou não - transferência de tecnologia.

A discussão foi levantada no recurso extraordinário da Scania Latin America Ltda., que contesta decisão do TRF da 3ª região.

A sessão desta quarta-feira, 28, foi dedicada às sustentações orais das partes e manifestações de amici curiae.

Com o adiantado da hora, o julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira, 29.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...