MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 valida horas extras e multa empresa duas vezes por má-fé
Penalidade

TRT-2 valida horas extras e multa empresa duas vezes por má-fé

Empresa alegava atividade externa incompatível com controle de jornada, mas Justiça reconheceu meios de fiscalização e puniu uso abusivo de recursos.

Da Redação

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Atualizado às 15:28

A 10ª turma do TRT da 2ª região manteve a condenação de uma empresa de monitoramento de alarmes ao pagamento de duas multas por litigância de má-fé, além de horas extras a uma ex-funcionária. Os magistrados entenderam que a empresa abusou dos recursos processuais ao apresentar alegações repetidas e infundadas, com o objetivo de desqualificar depoimentos. A conduta, segundo o colegiado, revelou uma tentativa deliberada de tumultuar o processo.

 (Imagem: Freepik / Gerado por IA)

TRT-2 aplica duas multas por má-fé a empresa.(Imagem: Freepik / Gerado por IA)

A empregadora sustentava que a função exercida pela trabalhadora era externa e incompatível com controle de jornada, invocando o art. 62, I, da CLT. Contudo, os magistrados constataram que havia meios efetivos de fiscalização, como aplicativo de check-in com geolocalização, reuniões periódicas e comunicação constante via mensagens. Assim, foi mantido o entendimento de que era possível o controle da jornada, ensejando o pagamento das horas extras e respectivos reflexos.

A turma também reconheceu a prática reiterada de incidentes processuais infundados por parte da empresa. A reclamada apresentou preliminares com o objetivo de desqualificar depoimentos sem qualquer respaldo jurídico. Os magistrados observaram que a mesma preliminar foi repetida em diversos processos, o que configurou "reiterada provocação incidental manifestamente infundada".

Diante disso, foram aplicadas duas penalidades por litigância de má-fé, cada uma equivalente a 2% sobre o valor da causa, totalizando 4%.

A decisão ainda tratou da revisão da indenização mensal pelo uso de carro próprio e da exclusão da integração de comissões, prêmios e gratificações em diversas verbas. No entanto, manteve-se a gratificação na base de cálculo das horas extras.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...