MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RN: Registro de dívida quitada no SCR do Bacen não gera dano moral
Consumidor

TJ/RN: Registro de dívida quitada no SCR do Bacen não gera dano moral

O Tribunal entendeu que o registro reflete o histórico financeiro real do consumidor e não configura ato ilícito.

Da Redação

sábado, 21 de junho de 2025

Atualizado às 16:17

A 1ª câmara Cível do TJ/RN decidiu que a manutenção no histórico do SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central de informações sobre dívida já quitada não configura ato ilícito nem gera direito à indenização por dano moral. Por unanimidade, o colegiado negou pedido de um consumidor que alegava prejuízos financeiros pela persistência do registro.

Para o tribunal, o registro de inadimplência no SCR, mesmo após a quitação, reflete com fidelidade o comportamento creditício do consumidor e representa exercício regular de direito pelas instituições financeiras, assim, "não configura ato ilícito ou dano moral indenizável, tendo em vista o caráter de banco de dados e histórico de operações do sistema."

 (Imagem: Arte Migalhas)

TJ/RN decide que registro histórico de dívida quitada no SCR do Bacen é legítimo e não gera dano moral.(Imagem: Arte Migalhas)

Entenda o caso

O autor da ação sustentou que, apesar de ter quitado integralmente a dívida, os registros no SCR permaneceram como negativos, o que lhe causaria angústia, limitação de crédito e prejuízos econômicos. Alegou violação ao CDC, sobretudo quanto à responsabilidade objetiva do fornecedor e ao dever de transparência.

O juízo da Vara Única de Marcelino Vieira/RN julgou improcedente o pedido inicial. Inconformado, o consumidor apelou ao TJ/RN.

Histórico no SCR é legítimo

Segundo o relator, desembargador Cornélio Alves, o SCR "visa primordialmente monitorar o risco de crédito no âmbito do Sistema Financeiro Nacional e fornecer subsídios para que as instituições financeiras avaliem a capacidade de pagamento de seus clientes em operações de crédito"

Nesse sentido, ressaltou que o sistema tem natureza pública e não se confunde com cadastros de inadimplentes, como SERASA e SPC.

"O SCR não é um cadastro inerentemente 'negativo' (...). Sua função é espelhar o histórico completo do relacionamento creditício do cliente com as instituições financeiras".

Portanto, a manutenção do histórico de inadimplência no SCR é legítima, pois apenas reflete com fidelidade o comportamento financeiro do consumidor no período em que esteve inadimplente.

"A informação lançada no SCR, indicando a operação como 'em atraso' ou 'em prejuízo' em determinados meses, refletiu corretamente a situação fática de inadimplência do demandante naquele período."

Ainda segundo o voto, a quitação da dívida não apaga os registros passados. "A regularização do débito apenas atualiza o status da operação nos relatórios futuros, mas não remove do histórico os registros dos períodos em que a operação esteve inadimplente", afirmou o relator.

A decisão reforça que a inclusão dos dados no SCR constitui "exercício regular de direito e cumprimento de obrigação legal", conforme previsto nas resoluções CMN/Bacen, como a 5.037/22.

O escritório Dias Costa Advogados atua pela instituição financeira.

Cofira o acórdão.

Dias Costa Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...