MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz suspende reajustes considerados abusivos em plano de saúde empresarial
Saúde

Juiz suspende reajustes considerados abusivos em plano de saúde empresarial

Decisão liminar determinou substituição dos índices aplicados entre 2020 e 2025 por percentuais autorizados pela ANS.

Da Redação

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Atualizado às 11:58

O juiz de Direito Guilherme Rocha Oliva, da 38ª vara Cível de São Paulo, concedeu tutela provisória de urgência para suspender reajustes aplicados pela Sul América Serviços de Saúde em contrato empresarial firmado com empresa.

A decisão substitui os aumentos realizados entre 2020 e 2025 pelos índices anuais autorizados pela ANS para planos individuais, em razão da aparente abusividade dos reajustes acumulados no período.

Segundo os autos, a operadora de saúde promoveu um aumento de 168,49% nas mensalidades ao longo de cinco anos.

 (Imagem: AdobeStock)

Plano deverá emitir, no prazo de cinco dias, novo boleto com os valores corrigidos.(Imagem: AdobeStock)

Para o juízo, esse percentual, analisado em sede de cognição sumária, revela indicativo de reajustes excessivos, especialmente considerando a natureza do contrato, apontado como "falso coletivo".

O magistrado também destacou o risco de lesão grave e de difícil reparação, uma vez que o valor das mensalidades poderia inviabilizar a permanência dos beneficiários no plano, sendo dois deles menores de idade.

Com isso, a empresa deverá emitir, no prazo de cinco dias, novo boleto com os valores corrigidos conforme os percentuais estabelecidos pela ANS, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

O escritório Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde atua no caso.

Leia aqui a decisão.

Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...