MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Respeito à Justiça": Gonet elogia condução dos processos sobre 8 de janeiro
Trama golpista

"Respeito à Justiça": Gonet elogia condução dos processos sobre 8 de janeiro

O PGR destacou a atuação civilizada das partes e reforçou confiança no andamento das ações penais no STF.

Da Redação

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Atualizado em 4 de julho de 2025 11:03

Durante entrevista concedida ao Migalhas, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, elogiou a forma como têm sido conduzidos os processos judiciais relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

De acordo com ele, a atuação tem sido marcada por respeito às instituições, aos ritos processuais e, sobretudo, à Justiça.

Tem sido uma atuação de todos os envolvidos, de todas as partes dos julgadores, bastante civilizada. E eu acho que dentro dessa perspectiva de que o ministro Alexandre [de Moraes] falou, de respeito às instituições, de respeito aos ritos e de respeito, sobretudo, à Justiça”, disse Gonet.

Confira:


Denúncia da PGR

Em fevereiro deste ano, a Procuradoria-Geral da República, comandada por Gonet, apresentou denúncia ao STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 32 pessoas. Eles são acusados de integrar organização criminosa com o objetivo de atentar contra a democracia e planejar um golpe de Estado.

Entre os denunciados estão ex-ministros, militares e ex-dirigentes de órgãos públicos. Segundo a peça acusatória, o grupo iniciou, ainda em 2021, uma série de ações voltadas a desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, mobilizar a base bolsonarista e buscar apoio das Forças Armadas para uma ruptura institucional.

A denúncia detalhou a produção e disseminação de desinformação sobre as urnas eletrônicas, tentativa de cooptação de militares, articulação de decretos golpistas e omissão estratégica do então presidente após a derrota nas eleições. Também atribui ao grupo responsabilidade pelos atos de vandalismo registrados em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

Processo no STF

O caso é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. Em março, a 1ª turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, recebeu a denúncia apresentada pela PGR, tornando o ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais acusados réus na ação penal.

O evento

O XIII Fórum de Lisboa acontece de 2 a 4 de julho e tem como tema "O mundo em transformação - Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente". O evento reúne autoridades e acadêmicos de diversas áreas para discutir como a chegada da Era Inteligente tem moldado as relações entre Estados, instituições, empresas e sociedade.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...