MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Apple deve liberar acesso de usuária à conta iCloud após roubo de celular
Segurança digital

Apple deve liberar acesso de usuária à conta iCloud após roubo de celular

Empresa tem 48 horas para restaurar dados e bloquear acesso de terceiros, sob pena de multa.

Da Redação

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Atualizado às 14:21

A juíza de Direito Paula Narimatu de Almeida, da 6ª vara Cível de São Paulo/SP, determinou que a Apple do Brasil restabeleça, em até 48 horas, o acesso de usuária à sua conta iCloud, bloqueada após tentativa de invasão por terceiros.

A decisão foi fundamentada na abusividade da conduta da empresa, que exigiu dado inexistente para recuperação da conta, e no risco de prejuízos irreparáveis à atividade profissional da usuária.

 (Imagem: ifeelstock/Adobe Stock)

Apple deve liberar acesso de usuária à conta iCloud e impedir login de terceiros após roubo de celular.(Imagem: ifeelstock/Adobe Stock)

A consumidora relatou que teve o celular roubado e, ao tentar recuperar o acesso à conta vinculada ao serviço iCloud, foi surpreendida com a exigência de um "número de recuperação" que nunca havia cadastrado. Ela apresentou comprovantes de titularidade da conta, boletim de ocorrência e documentos que demonstram o uso da plataforma para fins profissionais, como agenda de atendimentos e gerenciamento de compromissos.

A magistrada considerou que a relação jurídica entre as partes se enquadra como de consumo, aplicando-se o CDC. Para ela, ficou evidenciado o "fumus boni iuris" diante da comprovação da titularidade da conta e da contratação regular do serviço. "A conduta da requerida revela-se abusiva ao exigir informação inexistente para recuperação de conta legitimamente constituída", afirmou.

A juíza também destacou o "periculum in mora", diante da demonstração de que a conta iCloud da usuária concentra dados essenciais para sua atividade econômica. "O bloqueio prolongado da conta compromete seriamente a continuidade de sua atividade econômica", ressaltou. Ainda segundo a decisão, o conteúdo incluía milhares de fotos e registros pessoais acumulados ao longo dos anos, de valor afetivo inestimável.

A Apple deverá restabelecer o acesso à conta, implementar medidas que bloqueiem o uso por terceiros e garantir a integridade dos arquivos armazenados. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 100, limitada ao total de R$ 3 mil.

O escritório Leonardo Amarante Advogados Associados atua pela usuária.

Leia a decisão.

Leonardo Amarante Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.