MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU atualiza normas para contratação de advogados no exterior
Cooperação internacional

AGU atualiza normas para contratação de advogados no exterior

Nova regulamentação define critérios mais rígidos para prestação de serviços jurídicos fora do país.

Da Redação

terça-feira, 15 de julho de 2025

Atualizado às 15:53

A AGU publicou nesta terça-feira, 15, nova portaria 182/25 que regula a contratação e a orientação jurídica de advogados no exterior para a defesa dos interesses da República Federativa do Brasil. O novo normativo atualiza as regras que estavam em vigor desde 2015 e amplia a cooperação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, especialmente em casos de extradição de brasileiros foragidos.

A medida tem como principal objetivo dar mais transparência e segurança jurídica à atuação internacional da AGU, agora pautada pela nova lei de licitações (lei 14.133/21), em substituição à antiga lei 8.666/93, que fundamentava a portaria anterior (217/15).

De acordo com o texto, a contratação de advogados e especialistas estrangeiros será orientada pela Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais (PNAI), vinculada à Procuradoria-Geral da União, e voltada à defesa jurídica do Brasil em controvérsias judiciais ou extrajudiciais em foros estrangeiros.

 (Imagem: Freepik)

AGU atualiza norma para contratar advogados no exterior e reforça parcerias para extradição.(Imagem: Freepik)

Em consonância com a nova legislação, a portaria estabelece que os contratos sejam direcionados à prestação de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, com profissionais ou empresas de notória especialização.

O procurador Nacional da União de Assuntos Internacionais, Boni de Moraes Soares, explicou que a revisão da norma foi motivada não apenas pela necessidade de adequação à nova lei, mas também pelo aumento do número de casos internacionais e pela parceria com o Ministério.

"Outra razão importante foi a percepção, com base na experiência adquirida nos últimos dez anos, de que inúmeros aspectos da portaria anterior poderiam ser aprimorados", afirmou. Ele acrescentou: "A partir destes fatores, buscamos um novo marco regulatório que dará mais agilidade, mais eficiência e mais segurança jurídica a estas contratações".

Entre as inovações, destaca-se a criação da Cadex - Comissão de Seleção de Advogado ou Especialista para Defesa da República no Exterior, uma equipe permanente responsável pelas contratações. "Antes tínhamos comissões formadas para cada caso. Agora, com a equipe permanente, ganhamos em expertise e em agilidade", destacou Boni de Moraes.

A procuradora-geral da União, Clarice Calixto, também comentou a relevância da atualização normativa. "A defesa técnica dos interesses da República Federativa do Brasil no exterior ganha robustez com a atualização de procedimentos que construímos na nova normativa".

Com informações da Assessoria da AGU.

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA