MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Eduardo intensificou condutas ilícitas após medidas contra Bolsonaro, diz Moraes
Ataques monitorados

Eduardo intensificou condutas ilícitas após medidas contra Bolsonaro, diz Moraes

Ministro determinou inclusão de postagens e envio do inquérito à PGR.

Da Redação

sábado, 19 de julho de 2025

Atualizado às 15:01

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou neste sábado, 19, a inclusão de postagens, entrevistas e declarações de Eduardo Bolsonaro no inquérito que investiga o deputado Federal licenciado por suposta atuação nos Estados Unidos contra autoridades e instituições brasileiras.

Segundo o despacho do ministro, Eduardo "intensificou as condutas ilícitas objeto desta investigação, por meio de diversas postagens e ataques ao Supremo Tribunal Federal nas redes sociais", após as medidas cautelares impostas ao seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Entre os conteúdos agora exigidos nos autos estão publicações nos perfis de Eduardo no X (antigo Twitter) e no Facebook, além de declarações publicadas em entrevistas a veículos de imprensa. Em um dos posts, ele chamou o ministro Moraes de "ditador" e "gângster de toga".

 (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Moraes inclui postagens de Eduardo Bolsonaro em inquérito por ataques ao STF.(Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Além da inclusão das novas postagens, Moraes também determinou que, após a juntada dos links pela Secretaria Judiciária, os autos sejam encaminhados à PGR para manifestação. A decisão também registra que os documentos foram enviados pela PF com todos os materiais produzidos no inquérito até então.

Esta foi a primeira manifestação do ministro em relação ao caso depois do governo dos Estados Unidos ter anunciado o cancelamento do visto norte-americano de Moraes e seus "aliados no STF", além de familiares dos ministros da Corte.

A suspensão ocorreu após Moraes determinar que Bolsonaro passe a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. A ordem, referendada pela 1ª turma, também incluiu a proibição de uso de redes sociais, contato com outros investigados e com diplomatas, além de recolhimento domiciliar noturno.

As restrições foram impostas a pedido da PGR, que apontou risco concreto de fuga do país e tentativa de intimidação a autoridades brasileiras por parte do ex-presidente. Segundo o ministro, as medidas têm como objetivo preservar a integridade das investigações em curso.

Ação no STF

A investigação no Supremo teve início a partir de solicitação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, em maio deste ano. Segundo a PF e a PGR, Eduardo atua em nome do pai num périplo por Washington para convencer o governo dos EUA a impor sanções a autoridades brasileiras como forma de pressionar a Justiça do Brasil a arquivar a ação penal do golpe.

Como prova, os órgãos apresentaram um apanhado de publicações feitas desde março por Bolsonaro e Eduardo nas quais defendem a imposição de sanções a autoridades brasileiras. Em algumas delas, o filho do ex-presidente relata reuniões com representantes do governo dos EUA.

O caso está relacionado à taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros com destino aos EUA, anunciada neste mês pelo presidente norte-americano Donald Trump, que justificou a medida afirmando que Bolsonaro sofre uma "caça às bruxas" no Brasil, entre outros motivos.

Eduardo Bolsonaro pediu, em março, licença do mandato por 122 dias e se mudou para os Estados Unidos. À época, afirmou que a decisão se deu por receio de ser preso diante de uma suposta perseguição política.

Veja vídeo:

Leia o despacho.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...