MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Walter Ceneviva, verdade e democracia: Entrevista histórica ao Migalhas
Entrevista

Walter Ceneviva, verdade e democracia: Entrevista histórica ao Migalhas

Em 2012, em falas com impressionante atualidade, jurista destacou que "atuação nos princípios da lei tem de ser democrática".

Da Redação

terça-feira, 22 de julho de 2025

Atualizado às 12:18

O professor Walter Ceneviva, que faleceu nesta terça-feira, 22, deixou um legado marcado pela lucidez e defesa intransigente da democracia. Em 2012, durante o III Encontro Regional de Direito promovido pela AASP, em Atibaia/SP, o jurista concedeu entrevista ao Migalhas.

Treze anos depois, suas palavras ecoam com impressionante atualidade.

À época, o país vivia o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pela lei 12.528/11. E foi justamente sobre verdade, democracia e a atuação do Judiciário que o professor compartilhou sua visão, firme e ponderada.

"A história não se faz de ocultações, a história se faz de revelação. Boa ou má, porém revelação. É preciso que se conheça por que e como os fatos aconteceram, ainda que sem preocupação de vingança. A descoberta pela descoberta, pelos fatos negativos que efetivamente ocorreram."

Outro ponto central da entrevista foi a atuação do Judiciário e os limites entre os Poderes. Ceneviva defendeu a independência e a harmonia entre os Poderes, sempre com base na legalidade democrática.

Com clareza didática, o jurista explicou:

"A atuação dentro dos princípios da lei tem de ser, necessariamente, uma atuação democrática. Quando o Judiciário pretende substituir o Poder Legislativo - às vezes isso até pareceria razoável -, ele acaba adotando uma providência ou medida que não é dele. E o inverso também é verdadeiro. Quando o Judiciário quer legislar, erra. Quando o Legislativo quer julgar, erra também."

Também naquele ano, o país discutia os desdobramentos do escândalo do Mensalão, e o jurista destacou a importância da resposta judicial a pessoas que se comportam mal. Um dos temores era a prescrição de processos. O jurista foi direto: "Espero que isso não aconteça".

Assista à íntegra da entrevista:

Mais do que advogado e jurista, Walter Ceneviva foi um pensador comprometido com os pilares da democracia e do Direito, e deixa importante legado. Suas reflexões, como as compartilhadas em entrevista ao Migalhas, permanecem como referência para o Brasil como referências de Justiça, transparência e equilíbrio institucional.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...