MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Transfobia: Chamada de João, Erika Hilton processa Eduardo Bolsonaro
Danos morais

Transfobia: Chamada de João, Erika Hilton processa Eduardo Bolsonaro

Deputada federal, que é trans, cobra R$ 20 mil de indenização por danos morais.

Da Redação

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Atualizado às 11:00

A deputada Federal Erika Hilton ingressou com ação judicial contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, acusando-o de praticar transfobia em publicações feitas na rede social X. O processo tramita na 1ª vara do JEC de São Paulo.

Processo se deu após o filho do ex-presidente Bolsonaro chamá-la de "João" nas redes sociais. Na ação, Erika, que é uma mulher trans e uma das vozes mais ativas na defesa dos direitos da população LGBTQIA+ no Congresso, pede indenização de R$ 20 mil por danos morais. Ela também requer a exclusão imediata da postagem ofensiva e a proibição de novas manifestações semelhantes por parte do parlamentar.

 (Imagem: Kayo Magalhães/Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Erika Hilton processa Eduardo Bolsonaro por transfobia.(Imagem: Kayo Magalhães/Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O embate teve início em 10 de julho, quando Erika usou seu perfil na rede social para criticar Eduardo Bolsonaro. Na ocasião, ela defendeu o bloqueio dos bens e perfis do deputado, argumentando que ele teria incentivado o ex-presidente norte-americano Donald Trump a impor uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras.

hasTwitter

"Estou pedindo à Justiça o bloqueio bens, doações, contas bancárias e perfis em redes sociais de Eduardo Bolsonaro, assim como sua condenação pelo crime de lesa-pátria. Eduardo Bolsonaro foi responsável por articular os ataques e as tarifas aplicadas por Trump contra o Brasil. E agora ele está organizando, nas redes sociais, um movimento para agradecer Trump e incentivar novos ataques contra o nosso país", escreveu a parlamentar.

Três dias depois, Eduardo reagiu com uma publicação em que se referiu a Erika pelo nome masculino "João". A postagem, ainda disponível no perfil do deputado, foi anexada ao processo como prova de desrespeito à identidade de gênero da parlamentar. Além disso, o processo inclui outros registros em que Eduardo utiliza pronomes masculinos ao se referir à deputada.

hasTwitter

"Não sabia que o João havia pedido bloqueio dos meus bens. João, óh, futebol sábado hein! Não vai faltar...", publicou o filho do ex-presidente.

Crime

Vale lembrar que, em 2019, o STF esclareceu que configuram crime atos de homofobia e transfobia, e determinou que, para esses casos, seja aplicada a lei do racismo, até que haja lei específica sobre o tema (ADO 26 e MI 4.733)

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...