MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. EUA condenam ordem de Moraes e alertam para punições: "Deixem Bolsonaro falar"
Resposta americana

EUA condenam ordem de Moraes e alertam para punições: "Deixem Bolsonaro falar"

Governo americano afirmou que sanções atingirão quem apoiar ações consideradas abusivas.

Da Redação

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Atualizado às 07:42

O Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, órgão vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, criticou a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes  que impôs prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A manifestação oficial foi publicada nas redes sociais em português e em inglês.

Segundo o governo norte-americano, Moraes estaria "usando as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". A nota afirma ainda que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público"

Além da condenação, os Estados Unidos prometeram responsabilizar "todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas". O texto encerra com a frase: "Deixem Bolsonaro falar!".

Veja o post completo:

hasTwitter

A crítica foi publicada no contexto de crescente tensão entre os Estados Unidos e o STF. O ministro Alexandre de Moraes já havia sido alvo de sanções do governo americano em 30 de julho de 2025, sob a acusação de violações graves de direitos humanos, com base na lei Magnitsky. Além do bloqueio de bens e proibição de entrada nos EUA, a sanção prevê que qualquer pessoa ou instituição que colabore com atos considerados abusivos também poderá ser responsabilizada.

A decisão de prisão domiciliar de Bolsonaro foi tomada após o ex-presidente ter, segundo Moraes, descumprido medidas cautelares ao se manifestar publicamente durante evento com apoiadores. A medida integra o inquérito que investiga suposta tentativa de golpe após a derrota nas eleições de 2022.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...