MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filha assiste mãe sustentar no STJ e ministra cita experiência pessoal
De mulher para mulher

Filha assiste mãe sustentar no STJ e ministra cita experiência pessoal

Causídica agradeceu à 3ª turma do STJ por permitir que filha - caloura de Direito - assistisse à sustentação oral. Ministra Daniela relembrou momentos de maternidade no tribunal.

Da Redação

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Atualizado às 20:19

Na sessão desta terça-feira, 5 de agosto, a 3ª turma do STJ foi palco de uma manifestação comovente da advogada Patrícia Rios Salles de Oliveira.

No final da sustentação oral, a causídica usou parte do tempo regimental para agradecer ao colegiado por uma oportunidade pessoal e simbólica: a de apresentar seus argumentos perante o tribunal com a filha - estudante do 1º ano de Direito - presente no plenário.

"Gostaria de fugir um pouco da liturgia do cargo. O meu interesse de agir, a quem acordo todo dia, são os meus filhos", afirmou.

"Hoje tenho o prazer de ter minha filha aqui assistindo à minha sustentação oral. Retornou, ministro, retornou", disse, referindo-se ao adiamento anterior do julgamento, que impediu a presença da filha em junho.

A advogada lembrou que o próprio STJ a viu grávida, há 18 anos.

"Estou emocionada por ela estar aqui hoje. Gostaria de agradecer a esse tribunal que me viu grávida. Hoje ela tem 18 anos. Está aqui hoje. Meus filhos são a razão do meu viver, o meu interesse de agir."

Veja o momento:

Acolhimento

Após a sustentação, ministra Daniela Teixeira fez questão de registrar a presença da jovem e compartilhou uma memória pessoal vivida no mesmo tribunal:

"Como mulher que foi advogada tantos anos, também precisei muitas vezes levar minha filha aos tribunais, aqui a esse Superior Tribunal de Justiça, especificamente. Amamentei meu filho Gabriel diversas vezes no gabinete do querido e sempre saudoso ministro Peçanha Martins."

A ministra concluiu citando um provérbio africano.

"É preciso uma aldeia para cuidar de uma criança. Então, que sejam sempre bem-vindos os filhos e filhas das advogadas e advogados que frequentam a nossa casa."

Confira:

Semestre passado

Em junho, conforme divulgamos, a advogada levou a filha para assistir à sustentação que faria, mas o julgamento foi adiado.

Na ocasião, o ministro Humberto Martins dirigiu-se à jovem, saudando a presença dela e ressaltando:

"Você tenha certeza de que sua mãe é muito boa na sustentação. O filho já conhece a mãe."

Naquele dia, Patrícia demonstrou gratidão e prometeu tentar levá-la novamente, o que aconteceu na sessão inaugural da turma do segundo semestree de 2025.

Com a presença da filha nesta terça, a promessa foi cumprida, e com emoção.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA