MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instagram deve restabelecer conta de brechó suspensa sem justificativa
Redes sociais

Instagram deve restabelecer conta de brechó suspensa sem justificativa

Juiz concedeu tutela de urgência, reconhecendo que a suspensão foi feita de forma autoritária, sem indicar a suposta violação dos termos de uso e sem oportunizar o contraditório.

Da Redação

sábado, 23 de agosto de 2025

Atualizado em 19 de agosto de 2025 12:05

O juiz de Direito Kleber Alves de Oliveira, da unidade Jurisdicional de Nova Lima/MG, concedeu tutela de urgência em ação contra o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. para determinar o restabelecimento, no prazo de cinco dias, da conta de um brechó de produtos de luxo no Instagram.

O magistrado considerou que a suspensão ocorreu de forma autoritária, sem indicar violação dos termos de uso nem oportunizar o contraditório, configurando, em tese, ato ilícito.

 (Imagem: AdobeStock)

Juiz manda restabelecer perfil de brechó de luxo no Instagram suspenso sem justificativa.(Imagem: AdobeStock)

Suspensão autoritária

O brechó de produtos de luxo no Instagram teve sua conta suspensa sob a alegação de descumprimento dos "padrões da comunidade".

Alegando prejuízos à sua atuação profissional e reputação digital, ingressou em juízo requerendo tutela de urgência para o imediato restabelecimento do perfil.

Na decisão, o juiz destacou que a exclusão ou restrição de contas em redes sociais não pode ocorrer sem justificativa ou possibilidade de correção de eventuais irregularidades. Para o magistrado, a ausência de demonstração da violação dos termos de uso e a falta de oportunidade de defesa ao usuário tornam a conduta ilícita em tese.

"Em uma primeira análise, revela-se indevida a exclusão de uma conta ou a restrição de um perfil de forma autoritária, sem apresentar qualquer justificativa ou mesmo permitir que sejam sanadas eventuais irregularidades antes da restrição. A desativação unilateral de conta em rede social, sem comprovação da violação dos termos de uso e sem oportunizar contraditório ao usuário, configura, em tese, ato ilícito." 

O magistrado ressaltou ainda o perigo de dano diante da natureza comercial da conta, que pode impactar a reputação e gerar prejuízos à autora. Assim, deferiu a tutela de urgência e determinou que o Facebook restabeleça o acesso à conta da autora em até cinco dias, sob pena de multa pelo descumprimento.

Além disso, o juiz citou precedente do TJ/MG, que reconheceu a ilicitude do bloqueio imotivado de perfis comerciais em plataformas digitais e determinou o restabelecimento da conta, entendendo que a suspensão sem justificativa válida configura falha na prestação de serviço e pode ensejar dano moral.

O escritório Machado & Magalhães Advogados Associados atua no caso.

Leia a sentença.

Machado e Magalhães Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA