MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prescrição: STJ arquiva processo contra Victor Chaves por agressão à mulher
Prescrição

Prescrição: STJ arquiva processo contra Victor Chaves por agressão à mulher

Cantor havia sido condenado por vias de fato contra a ex-esposa grávida, em caso julgado sob a lei Maria da Penha.

Da Redação

sábado, 4 de outubro de 2025

Atualizado às 16:05

O STJ encerrou o processo criminal movido contra o cantor Vitor Chaves Zapala Pimentel, um dos integrantes da dupla Victor & Leo, após ser reconhecida a prescrição da pretensão punitiva. Decisão monocrática é do ministro Messod Azulay, que determinou o arquivamento definitivo do processo

O caso ganhou repercussão nacional em 2017, quando o sertanejo foi acusado de agredir a então esposa, grávida de quatro meses à época, em Belo Horizonte/MG.

 (Imagem: Bruno Poletti/Folhapress)

STJ arquiva processo de agressão contra sertanejo Victor Chaves.(Imagem: Bruno Poletti/Folhapress)

Condenação inicial

O processo teve início a partir de denúncia do MP/MG, que imputou ao artista a prática de contravenção penal de vias de fato (art. 21 da Lei de Contravenções Penais). Segundo a acusação, Vitor teria empurrado e usado força física para impedir que a esposa deixasse o prédio com a filha do casal.

A Justiça mineira o condenou a 18 dias de prisão simples, em regime aberto, pena posteriormente suspensa pelo prazo de dois anos, além do pagamento de R$ 20 mil de indenização por danos morais. O Tribunal TJ/MG manteve a condenação e afastou todas as teses defensivas, aplicando a Lei Maria da Penha ao caso.

Discussão no STJ

A defesa recorreu ao STJ, alegando que não haveria motivação de gênero e, portanto, a lei Maria da Penha não deveria ser aplicada. Em fevereiro de 2025, o ministro Messod Azulay Neto rejeitou o recurso, mantendo a condenação.

O relator destacou que, pela jurisprudência consolidada, a vulnerabilidade da mulher em contexto doméstico é presumida, bastando a ocorrência da violência em ambiente familiar ou de relação íntima de afeto para que o sistema protetivo da Lei Maria da Penha seja acionado.

Assim, o tribunal confirmou que a conduta do cantor configurou violência doméstica e familiar contra a mulher.

Prescrição da pena

Em março de 2025, porém, ao julgar embargos de declaração, o mesmo relator reconheceu a prescrição da pretensão punitiva. Isso porque a pena máxima prevista para o delito de vias de fato é de três meses de prisão simples, cujo prazo prescricional é de três anos. Como esse período já havia transcorrido entre a condenação e o julgamento no STJ, a punibilidade foi extinta.

No último dia 10, foi certificado o trânsito em julgado da decisão que declarou a prescrição, com determinação de baixa e arquivamento dos autos.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...