MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ consulta população sobre prioridades da Justiça até 2032
Participação cidadã

CNJ consulta população sobre prioridades da Justiça até 2032

Os interessados devem acessar o formulário da consulta pública, disponível no site do CNJ, e conferir cada um dos 13 itens indicados.

Da Redação

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Atualizado às 07:48

A entrada de uma juíza negra na magistratura, a instalação de placas solares em tribunais e a criação de um ponto de inclusão digital na Ilha de Marajó são exemplos de ações realizadas pelo Judiciário em cumprimento à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Para orientar o próximo ciclo estratégico, de 2027 a 2032, os macrodesafios que compõem essa política estão em consulta pública a partir desta quarta-feira, 8. Com isso, qualquer pessoa pode opinar sobre o grau de relevância dos enunciados propostos.

A participação deve ser feita por meio de formulário disponível no site do CNJ, onde estão listados os 13 itens em análise. Entre as mudanças previstas para o novo ciclo está a inclusão do macrodesafio "Aperfeiçoamento da Comunicação Institucional e Combate à Desinformação", com o objetivo de aprimorar a comunicação do Judiciário e fortalecer o enfrentamento à desinformação, garantindo à população acesso a informações seguras e verificadas.

Também foram feitas alterações em macrodesafios já existentes, como o "Garantia dos Direitos Fundamentais", que passará a constar como "e dos Direitos Humanos". A mudança busca contemplar, além dos direitos assegurados pela Constituição, os direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

 (Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

CNJ convida sociedade a opinar sobre prioridades da Justiça no ciclo 2027-2032.(Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Os macrodesafios representam os temas prioritários que orientam tribunais e conselhos de justiça pelos seis anos seguintes e são definidos com participação da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, formada por representantes de todos os órgãos.

Para assegurar que as diretrizes reflitam as demandas da sociedade e dos operadores do sistema de justiça, é necessário que a população envie suas contribuições até 22 de outubro por meio do formulário. O participante deve indicar seu perfil entre as opções disponíveis - cidadã ou cidadão; advocacia; magistratura; Ministério Público; servidor do Poder Judiciário; defensoria pública; ou acadêmico/pesquisador - e avaliar a importância de cada um dos 13 macrodesafios com base em seis categorias: muito importante, importante, razoavelmente importante, pouco importante, sem importância ou não sei opinar. Também há espaço para sugerir novos temas.

As sugestões serão analisadas pelo Comitê Gestor, e a versão final da Estratégia Nacional 2027-2032 será aprovada pelos presidentes de todos os tribunais durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, marcado para os dias 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis/SC.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...