MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bem de família: TJ/MT impede penhora de pequena propriedade rural
Proteção

Bem de família: TJ/MT impede penhora de pequena propriedade rural

A decisão, unânime, destaca a proteção constitucional garantida pela Constituição Federal.

Da Redação

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Atualizado às 11:55

A 5ª câmara de Direito Privado do TJ/MT confirmou, de forma unânime, a salvaguarda constitucional da pequena propriedade rural de uma família, ao indeferir recurso que visava autorizar a constrição judicial do imóvel.

O corpo julgador acompanhou o parecer do relator, o desembargador Sebastião de Arruda Almeida, que enfatizou a inexistência de omissão na decisão pregressa, que já havia reconhecido a condição de impenhorabilidade da área rural. “O mero inconformismo da parte não autoriza o uso dos embargos de declaração, que não servem para rediscutir matéria já julgada”, asseverou.

A controvérsia teve origem em um processo de execução no qual um imóvel rural foi objeto de penhora para quitação de dívida. A defesa alegou que o bem se qualificava como pequena propriedade rural, diretamente explorada pela família, o que assegura proteção contra a penhora, em consonância com o previsto na CF (art. 5º, inciso XXVI).

 (Imagem: FreePik)

Proteção constitucional impede penhora de pequena propriedade rural, decide Justiça.(Imagem: FreePik)

O Tribunal acatou tal argumentação e determinou a revogação da penhora, decisão que a parte adversa buscou modificar por meio de embargos de declaração, recurso previsto no CPC, destinado unicamente a elucidar obscuridades, sanar contradições, corrigir erros materiais ou suprir omissões, não se prestando a uma nova oportunidade de julgamento.

No caso em questão, o colegiado concluiu que a decisão anterior examinou todas as provas e fundamentos necessários, não havendo qualquer vício a ser corrigido.

Ao rejeitar os embargos, o Tribunal ainda advertiu que a interposição de novos recursos dessa natureza, com o propósito exclusivo de retardar o andamento do processo, poderá acarretar a aplicação de multa, conforme estabelece a legislação.

Informações: TJ/MT.

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS